domingo, 1 de julho de 2012

Textos de 19 de Junho a 9 de Julho de 2012




DIA 19 de Junho de 2012 – Terça-feira


A Cáritas de Portimão alterou a suas instalações para a rua Diogo Gonçalves, nº 31 em Portimão, continuando, no entanto, à mesma com a sua loja aberta, localizada em frente à Igreja Matriz.

Neste momento de maior dificuldade, a Cáritas de Portimão está a precisar com urgência de leite para bebés, fraldas de todos os tamanhos e de diversos alimentos, tais como legumes, peixe, carne, yogurtes e tudo o que seja para alimentação.

A Cáritas de Portimão apela também aos agricultores do concelho de Portimão que tenham produção em excesso para que a entreguem a esta instituição.

Recorde-se que os donativos entregues à Cáritas de Portimão são dedutíveis no IRS e IRC.



DIA 20 de Junho de 2012 – Quarta-feira


Numa altura em que muito se fala em abortos, em eliminar vidas por motivos de insuficiência económica e em crise, o Correio da Manhã tem um rubrica diária, muito positiva, chamada "Vida a Vida" na qual são colocados depoimentos de casais que decidiram ter os seus filhos, com testemunhos de vida muito encorajadores para quem está a passar dificuldades.

Esta rubrica está disponível na edição on line do Correio da Manhã.

Como a regra é falarmos mal e criticarmos e a excepção agradecermos e louvarmos o que de positivo se faz, sugerimos, quem puder, que envie para o e-mail do diretor do Correio da Manhã cujo endereço é octavioribeiro@cmjornal.pt um agradecimento por esta rubrica que, num tempo de pessimismo e cultura da crise e da depressão, é, sem dúvida, uma excelente pedrada no charco..





Dia 21 de Junho de 2012 – Quinta-feira

O namoro é uma forma de convivência, onde duas pessoas que se gostam passam bastante tempo juntas.

Não existe idade certa para começar a namorar, porque as pessoas são diferentes umas das outras e cada uma sente o momento certo para iniciar esta experiência.

As razões para namorar podem ser diversas: amor, atração física, companheirismo, curiosidade, afinidades diversas, etc... Mas o fato é que, uma vez iniciado o namoro, surge uma boa oportunidade para conhecer melhor o outro, para fazer a descoberta do verdadeiro outro. Durante o tempo de namoro, o amor desenvolve-se e aperfeiçoa-se.

Não devemos pensar que o namoro é um ponto de chegada, mas sim uma descoberta e um momento de aprendizagem recíproca que exige o conhecimento de cada um, dos seus  defeitos e insuficiências de caráter, e que só será bem sucedido se terminar com o propósito real de querer ser melhor.



Dia 22 de Junho de 2012 – Sexta-feira

Todos nós temos “duas facetas” de nosso ser. Uma é a forma como nos vestimos, como nos parecemos.

A nossa outra "faceta”, é o como somos, “de verdade”, o nosso ser “por  dentro" (o nosso interior), que poucas pessoas conhecem que, ao contrário do nosso ser por fora, não muda quando trocamos de roupa.

É exatamente durante o tempo de namoro ou de uma amizade profunda e real que temos a oportunidade de conhecer o outro e de nos dar a conhecer “por dentro”.

Na adolescência e no início da idade adulta, faz parte do nosso desenvolvimento ter grandes amizades e namorar. Mas, para se conhecer o outro “por dentro”, é necessário tempo e esforço, não havendo possibilidade de enganos, pois o relacionamento entre duas pessoas que se querem bem não se pode basear em dados falsos, sob pena de se tornar um relacionamento mentiroso, que não dura muito tempo.

Dia 25 de Junho de 2012 – Segunda-feira

O tempo de namoro é um tempo para conhecer o outro com profundidade. Quem namora tem que ter na sua cabeça bem presente a ideia de que o seu namorado ou namorada poderá, um dia, vir tornar-se o pai ou mãe dos seus filhos.

Por isso, no namoro tem de haver um esforço de se dar a conhecer ainda que às vezes não gostemos do modo como nós próprios somos, mas nunca devemos querer parecer melhor ou pior do que se é.

É preciso, por isso, aproveitar bem o tempo que os namorados passam juntos, saindo, descobrindo coisas, praticando esportes, indo a teatros, cinemas, festivais, concertos de rock, viajando, conhecendo lugares e pessoas diferentes, enfim, criando oportunidades para observar o outro e para se deixar conhecer “por dentro”.

Dia 26 de Junho de 2012 – Terça-feira

O sexo é o cume do relacionamento entre duas pessoas que se amam.

Para que este relacionamento intenso seja digno de duas pessoas racionais e livres é necessário que elas estejam totalmente comprometidas uma com a outra, compromisso que para ser verdadeiro tem que ser definitivo.

Não se pode falar em amor total se este durar apenas um certo tempo ou período limitado em que um rapaz ou uma rapariga entregam ao outro a sua intimidade para depois, uns tempos mais tarde, acabar tudo e entregar novamente a sua intimidade a um qualquer outro rapaz ou rapariga e por aí adiante.

Não se pode imaginar um amor verdadeiro sem compromisso. Como dizia alguém "Quem faz do amor um passatempo, Descobre que com o tempo, é o próprio amor que passa e já não vem!"





Dia 27 de Junho de 2012 – Quarta-feira



            Duas pessoas livres e racionais deveriam chegar ao relacionamento sexual, somente quando, tivessem a certeza de que "este é o único, a única" e não este é talvez o único ou talvez a única.

Por outras palavras tal momento só deveria acontecer quando ambos assumissem, entre si, um compromisso para sempre e nunca meramente à experiência.

A decisão de iniciar a sua vida sexual é muito importante e, por vezes, acaba por ser uma enorme decepção porque, afinal, o conhecimento superficial que se tem um do outro não permite um relacionamento sexual de qualidade, além de implicar, quantas vezes, riscos de doenças sexualmente transmissíveis ou até gravidezes indesejadas e, desta forma, aquilo que antes poderia parecer um atractivo torna-se num pesadelo.

            Pensar, reflectir no que se quer para si e para a sua vida e não ir em modas ou na adopção de comportamentos só porque todos fazem é uma das condições para alcançar a felicidade.



Dia 28 de Junho de 2012 -  Quinta-feira



Aqueles jovens que deveriam ser incentivados a grandes realizações, até porque é de ideais nobres que carecem, são, muitas vezes, levados pelo primitivismo dos seus instintos mais elementares, expondo-se a perder de vista as possibilidades de um amor perene, substituído pela superficialidade e futilidade dos "casos passageiros", do mero contato animal entre duas epidermes, como dizia Voltaire.

E, então, o que fazer com o sentimento de "só para ti, com todas as minhas forças e para sempre", tão latente nos desejos de entrega do coração humano, principalmente na afetividade feminina?

Que pena que é que os jovens e adolescentes correm o risco de jamais descobrir a magia que envolve o prazer em uma relação verdadeiramente amorosa, sustentada pela consciência do bem-querer-se.




Se é verdade que a sexualidade feminina e a masculina buscam completar-se, é preciso ter presente o valor da pessoa na sua integridade.

A sexualidade é apenas uma propriedade do ser, embora informe e caracterize substancialmente o modo masculino e feminino desse ser.

Em outras palavras, homem e mulher imprimem a sua sexualidade em tudo o que fazem e o amor propriamente dito dirige-se à pessoa integral. Assim como é uma pessoa na sua totalidade quem se entrega ao amor. No dizer poético do brasileiro Mário Quintana: "Amar é mudar a alma de casa."







Dia 02 de Julho de 2013- Segunda Feira



Dizia Karol Wojtyla, no seu livro “Amor e Responsabilidad”,

A ternura é muito necessária no matrimônio, nessa vida comum, em que não só o "corpo" necessita do "corpo", mas sobretudo o ser humano necessita do outro ser humano.

A ternura estreitamente unida ao genuíno amor da pessoa, desinteressado, será capaz de conduzir o amor através dos diversos perigos do egoísmo dos sentidos e da mera atitude de prazer.

A ternura é a arte de sentir o homem todo, toda a sua pessoa, todas as vibrações da sua alma, até as mais profundas, pensando sempre no seu verdadeiro bem (….) a ternura cria a convicção de que cada um não está sozinho e que a própria vida já não vale só por si, mas é compartilhada pelo outro.



Dia 03 de Julho de 2012 – Terça-feira

A Plataforma Algarve pela Vida está a promover uma ação de recolha de bens para ajudar as mães, os casais e as grávidas que se encontram mais carenciados na região algarvia.

Apela-se à generosidade dos algarvios, em particular a entrega de fraldas de todos os tamanhos, toalhitas sensitiv; leite em pó novalac AO n.º 2; roupas de bébé e recém-nascido; e carrinhos de bébé individual e  para gémeos com acessórios completos.

No Barlavento, a recolha destes bens está a ser feita, durante o horário normal de expediente (das 10:00 horas às 12:00 e das 14:00 às 17:00), na Cáritas da Matriz de Portimão, nas antigas instalações da Caixa de Crédito Agrícola, na Rua Diogo Gonçalves em Portimão (contacto 927094688).





Dia 4 de Julho de 2012 – Quarta-feira



Quem namora, deve observar bem os comportamentos e reacções do seu namorado, deve  tentar depois projetá-lo no seu relacionamento futuro a dois.

Caso o seu namorado trate os seus familiares com rispidez e com falta de respeito, quando vocês estiverem casados, certamente lhe tratará com violência.

Se o seu namorado lida com os estudos com irresponsabilidade e inconstância, como chegará ele a ser um profissional de prestígio no futuro e a contribuir para as despesas da casa?

Se não se respeita e constantemente se embebeda, como reagirá no futuro, quando a vida der as suas guinadas naturais? Se o namoro segue por comodismo, mesmo que se desconfie que o outro não seja “o escolhido”, ambos estarão desperdiçando a oportunidade de conhecer a pessoa certa.









Dia 5 de Julho de 2012 -  Quinta-feira



“Hoje” pode ser o momento adequado para se terminar um namoro, se não estamos certos de ser, o outro, a pessoa com quem nos comprometeríamos para toda a nossa vida. Deixar para depois é sempre pior. 

Se o namoro prossegue, o matrimônio pode acontecer, e a situação muda de figura.

O esforço passará a ser inverso, no sentido de manter a vida “A Dois” e o compromisso assumido.

As conseqüências da separação serão bem mais traumáticas do que na época do namoro.

Afinal de contas, esta é precisamente a razão de ser do namoro: a de propiciar a oportunidade de se terminar o relacionamento em tempo, caso haja dúvidas pairando no ar e evitar futuros e penosos divórcios.

Para quem ainda namora, mas não tem a certeza de que o seu namorado é, de facto, a sua alma gêmea, por vezes há que pensa bem no ditado “antes só do que não tão bem acompanhado.








A Cáritas da Matriz de Portimão alterou a suas instalações para a rua Diogo Gonçalves, nº 31 em Portimão, continuando, no entanto, à mesma com a sua loja aberta, localizada em frente à Igreja Matriz.

Neste momento de maior dificuldade, a Cáritas da Matriz de Portimão está a precisar com urgência de leite para bebés, fraldas de todos os tamanhos e de diversos alimentos, tais como legumes, peixe, carne, yogurtes e tudo o que seja para alimentação.

A Cáritas da Matriz de Portimão apela também aos agricultores do concelho de Portimão que tenham produção em excesso para que a entreguem a esta instituição.

Recorde-se que os donativos entregues à Cáritas da Matriz de Portimão são dedutíveis no IRS e IRC.





Dia 9 de Julho de 2013- Segunda Feira



O normal, hoje em dia, é os adolescentes iniciarem a sua vida sexual assim que começam a namorar.

Diante das pressões dos mass media, das telenovelas tipo “morangos com açucar”, dos colegas, do namorado e tantas outras, quais as vantagens de viver a abstinência sexual no namoro e como ir contra a corrente não fazendo o que "todos fazem".

Uma especialista em assuntos de família, Marta Morales lança 10 vantagens para este comportamento.

Aqui fica o 1º:



1. A pureza ajuda a ter uma boa comunicação com seu namorada/o:


Sem comentários: