domingo, 29 de janeiro de 2012

Pistas para a educação dos filhos


A família é a primeira escola de valores, é onde os filhos crescem motivados pelo amor porque são amados pelo que são. Na família é que se dá a formação da pessoa e o desenvolvimento da personalidade.

Os valores são adquiridos pelas vivências comuns, sendo importante os fatos e exemplos, mais do que as palavras.

É importante destacar que os pais, para formar seus filhos no desenvolvimento das virtudes humanas, precisam aproveitar os acontecimentos cotidianos da vida familiar promovendo os valores que querem que se vivam no lar.

Tendo em conta que cada família é diferente, e que cada filho e cada pai requer uma atenção diferente, vamos considerar com brevidade, um esquema de virtudes por idade, tendo em conta os traços estruturais das idades e a natureza das virtudes.

ATÉ OS 6 ANOS:

Antes da criança completar 7 anos ela possui apenas o uso da razão, sua aprendizagem realiza-se pela imitação e repetição, é fundamental o bom exemplo dos pais e educadores.

Devemos animá-los, a cumprir por amor, para ajudar seus pais e professores, e assim começar os primeiros passos com relação às virtudes da obediência, sinceridade e ordem.
Obediência:

Para que ocorra a obediência é necessário que a informação seja:

- Clara - a criança deve saber o que se espera dela
- No momento oportuno - não em momentos de irritação ou aborrecimentos
- Apoiada - com uma exigência serena, perseverante, amorosa e alegre
- Reconhecer seus esforços depois - terão mais interesse em obedecer

Uma aliada da obediência é a autoridade que quando exercitada ajuda na atuação ordenada. Quando pais e professores exigem algo, é necessário que se esforcem por exigir o cumprimento de tudo o que mandam e não retrocederem até que a criança tenha-o feito.

Quando existe o hábito da obediência, o exercício da autoridade se simplifica. Obedecer é uma necessidade de convivência – que isso fique claro aos filhos (pais obedecem leis, seus superiores, as regras sociais, etc.). Pessoas que obedecem livremente e porque querem, são mais livres e responsáveis.

AUTORIDADE E OBEDIÊNCIA REQUEREM UM CLIMA DE CONFIANÇA

Ordem:

A ordem é uma virtude que está na base de todas as demais virtudes humanas e lhes servem de apoio. Proporciona confiança, segurança e evita contratempos.
Saber organizar-se é algo que se aprende desde pequeno:

Regularidade nos horários de:
- sono
- alimentação
- higiene
- passeio
- organizar suas roupas
- guardar os brinquedos quando terminar de brincar

É importante lembrar que os pais e professores devem ser muito pacientes e perseverantes, sendo modelos de conduta ordenada (ordenar livros na biblioteca, ordenar e limpar a casa, ajudar os pais na arrumação da casa – armários, roupas, etc.)

CUIDADO: COM A MESMA FACILIDADE QUE IMITAM A ORDEM, IMITAM A DESORDEM
Sinceridade:

Desde pequenos, as crianças já distinguem entre verdade e mentira. Sabem que a mentira é algo que não deve ser feito e o motivo para que sejam sinceros é o fato de que seus pais e professores os amam e estarão sempre dispostos a corrigirem seus erros.

Com o uso da razão, começam a entender a importância da sinceridade e seu valor moral, que “é bom dizer a verdade”, esforçando-se para vivê-la mesmo que algumas vezes seja custoso.

Para desenvolver o hábito da sinceridade deve-se estimular as crianças para que contem coisas de sua vida diária. Se não há comunicação, não há como orientá-los.
O exemplo, dos pais e professores, é de fundamental importância pois a criança possui uma enorme facilidade de captar a sinceridade que seus pais e educadores demonstram.

A educação da sinceridade deve ter um enfoque positivo, além de descobrir e castigar possíveis mentiras, deve-se insistir no valor da sinceridade como algo próprio de crianças valentes e de elogiar os atos concretos de sinceridade.

Como trabalhar a sinceridade com as crianças:

- Pedir perdão quando se incomodou a alguém e compensar-lhe;
- Evitar os apelidos e os gestos que ferem;
- Evitar o ridículo aos demais;
- Falar confiadamente com seus pais e professores de suas preocupações;
- Não mentir nos jogos e não trapacear;
- Não acusar os colegas ou irmãos;
- Avisar-lhes para que possam retificar;
- Não falar mal do irmãos e colegas;
- Admitir o próprio erro ou equívoco sem ficar inventando desculpas.

REGRAS BÁSICAS PARA AJUDAR A VIVERMOS MELHOR

1) Fazer aos demais o que gostaríamos que fizessem para nós

2) Cuidar dos detalhes, das pequenas coisas – “Poderemos vencer grandes desafios se quisermos vencer os pequenos”.

SUGESTÕES DE ENCARGOS

Anos

Desde essa idade, podem se responsabilizar por...

1 – 2

Levar sua fralda ao cesto de lixo
Colocar no lugar seus brinquedos, seus sapatos...
Colocar a chupeta na boca do irmão...

2 – 3

Colocar ocasionalmente algumas coisas na mesa: tirar os guardanapos ou coisas pequenas
Ajudar em tarefas concretas, como: regar plantas e jardim, acompanhar a coleta de lixo...
Guardar seus brinquedos

3 – 5

Dispor sistematicamente coisas fáceis na mesa
Ser o responsável de ajudar e em alguns casos colocar a mesa
Cuidar de alguma coisas: flores, animais... (com lembretes e supervisão).
Ajudar a arrumar sua cama
Arrumar seus brinquedos

5 – 7

Ajudar na limpeza
Cuidar de algum animal
Tarefas domésticas simples: ordenar as cadeiras, varrer, tirar a mesa, recolher o lixo...
Colocar a roupa suja no cesto de roupas.
Vestir-se e banhar-se sozinho
Atender ao telefone e a porta
Ajudar a cuidar das plantas do jardim, vasos...
Lavar o quintal, carro...
Arrumar sua cama e quarto
Guardar seus brinquedos
Manter seu material escolar organizado
Passar o aspirador
Ajudar a cuidar de um irmão mais novo
Apagar as luzes quando necessário

Fonte:IDE - Instituto de Desenvolvimento da Educação

Publicado no Portal da Família em 24/01/2012

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