sábado, 25 de junho de 2011

Textos da Rádio Costa D'Oiro da 2ª quinzena de Junho



Dia 14/06 –
A propósito dos elevados níveis de abstenção das últimas eleições e perante a fraca (para não dizer ausente) falta de adesão dos cidadãos às várias iniciativas de voluntariado que lhes são propostas por associações e iniciativas cívicas, aqui ficam duas citações que nos fazem pensar:
Diz o cantor Bom Marley
"É melhor atirar-se em luta em busca de dias melhores, do que permanecer estático como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem; não conhecem a dor da derrota, mas também não têm a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito ao final de sua jornada na terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas se desculpam a Ele por simplismente terem passado pela vida."
E o próprio Jesus Cristo diz
"A quem hei-de comparar esta geração ?É semelhante às crianças que estão sentadas na praça e que gritam aos seus companheiros dizendo: Tocámos flauta e não bailastes; entoámos lamentações e não chorastes”

Dia 15/06 –
Mais de 19,6 milhões de euros já foram gastos pelo Estado português a pagar abortos, usados como anti-conceptivos desde a sua despenalização...
- mais de 15.000 crianças abandonadas, ou retiradas a famílias problemáticas, estão neste momento institucionalizadas, mas gostariam de ter uma família e não têm, nem vão ter, na sua maioria...
- mais de 65% de casais divorciam-se anualmente, nestes últimos anos de que há notícia, deixando atrás de si, um rasto de sofrimento e traumas entre os filhos...
Cada um de nós pode fazer alguma coisa no seu pequeno metro quadrado de acção!
Preparemo-nos para resistir às dificuldades em casal. Não nos separemos aos primeiros desacordos e dificuldades. Aprendamos a comunicar. Sejamos solidários.
Famílias mais felizes transformarão uma sociedade cinzenta e triste numa sociedade mais alegre e mais saudável!
Apostar na Família é construir o Futuro!

Dia 16/ 06 –-
No México, uma associação denominada “Sexo Seguro”, composta por médicos especialistas em sexualidade e bioética lançaram um site precisamente chamado www.sexoseguro.mx no qual procuram promover a divulgação de informação científica relacionada com o início da vida sexual na adolescência e na juventude, contracepção, aborto e outros temas relacionados com a sexualidade.
No seu site www.sexoseguro.mx , apesar de escrito em castelhano, poderão encontrar várias e úteis funcionalidades tais como “como é que os pais poderão abordar a temática da sexualidade com os seus filhos adolescentes”, entre outras.
Trata-se de um site com excelentes e vários recursos para educadores, pais e professores www.sexoseguro.mx

Dia 17/6
A atracção pela morte é um dos sinais da decadência. Portugal deveria estar, neste momento., a discutir o quê?
Seguramente, o modo de combater o envelhecimento da população.
Um país velho é um país mais doente.
Um país mais pessimista.
Um país menos alegre.
Um país menos produtivo.
Um país menos viável – porque aquilo que paga as pensões dos idosos são os impostos dos que trabalham.
Era esta, portanto, uma das questões que Portugal deveria estar a debater.
E a tentar resolver.
Como?
Obviamente, promovendo os nascimentos.
Facilitando a vida às mães solteiras e às mães separadas.
Incentivando as empresas a apoiar as empregadas com filhos, concedendo facilidades e criando infantários.
Estabelecendo condições especiais para as famílias numerosas.
Difundindo a ideia de que o país precisa de crianças – e que as crianças são uma fonte de alegria, energia e optimismo.

Dia 20/06
Dêem-se as voltas que se derem, toda a gente concorda numa coisa: o aborto, mesmo praticado em clínicas de luxo, é uma coisa má.
Que deixa traumas para toda a vida.
E que, sendo assim, deve ser evitado a todo o custo.
A posição do Estado não pode ser, pois, a de desculpabilizar e facilitar o aborto – tem de ser a aposta.
Não pode ser a de transmitir a ideia de que um aborto é uma coisa sem importância, que se pode fazer quase sem pensar – tem de ser a oposta.
O estado não deve passar à sociedade a ideia de que se pode abortar à vontade, porque é mais fácil, mais cómodo e deixou de ser crime.
Levada pela ilusão de que a vulgarização do aborto é um futuro muita gente encara o tema com ligeireza e deixa-se ir na corrente.
Escolhamos uma cultura de vida e não uma cultura de morte.

Dia 22/06 –
A condição homossexual pode ser prevenida e mudada com uma atenção personalizada ou com um acompanhamento em grupo, mas não tem tratamento farmacológico, esclareceu o presidente da Federação Internacional de Associações de Médicos Católicos, Josep Maria Simon
O presidente da FIAMC explicou que muitos homossexuais têm adicções (por exemplo, o sexo) ou ansiedades e, neste caso, podem ser ajudados com medicamentos
Esta a afirmação contradiz o mito de que a atração homossexual é geneticamente determinada e que não pode mudar, e oferece esperanças para a prevenção e o tratamento para aqueles que assim o desejem.

Dia 23/06 –
A Walt Disney, em 2007, lançou um filme chamado “Uma história de encantar”.
Tudo começa no mundo das histórias de encantar dos desenhos animados onde uma linda rapariga encantada se cruza com um lindo princípe encantado e, depois de uma bela canção, decidem casar no dia imediatamente a seguir para depois, como habitual, viverem felizes para sempre, no seu castelo.
No entanto, a madrasta do princípe decidiu evitar que isto acontecesse e, por isso, atirou a princesa para um mundo onde nunca se é feliz para sempre.
E qual é esse mundo onde nunca se é feliz para sempre ? É precisamente o nosso mundo, o mundo da realidade.
No filme há um confronto entre as personagens das histórias de encantar e um advogado especialista em divórcios, também ele divorciado e com um relação actual hesitante.
No final o que conta é uma mistura de tudo, romantismo, tempo, dádiva e compreensão mútuas.

Dia 24/06 –-
O governo inglês quer estabelecer códigos de conduta nos meios de comunicação social e na publicidade para que se evite a sexualização precoce de crianças e adolescentes do país.
A ideia toma corpo através de um lista que propõe algumas medidas tais como a moderação na venda de roupas com cortes de adultos para pré-adolescentes, a retirada de anúncios com conteúdo sexual explícito das proximidades de escolas, museus e locais para crianças, a classificação de vídeos musicais por faixa etária, o fim da exibição de imagens sexualizadas e violentas na televisão antes das 21h, a criação de um site para que os pais possam reclamar, a venda de revistas com conteúdo sexual em locais de acesso público e ainda a criação de medidas mais eficazes de controle de acesso à internet.
Um exemplo a seguir por cá.

Dia 27/06
Somos seres para triunfar.
E ainda que experimentemos frequentemente o sabor amargo da derrota, o ser humano ambiciona ganhar. O triunfo é a meta das acções humanas.
Milionários afamados, modelos de beleza, há muitos, e parece ser que cada vez são mais, mas, são todos felizes?
Os seus olhares revelam muitas vezes frieza.
Se triunfaram, porque é que só sorriem quando os vêm, e na solidão guardam silêncio e evitam o seu próprio olhar?
Conquistaram triunfos vistosos: a fama, o poder, o dinheiro… Mas essas coisas, assim como são vistosas, também deixam vazia a vida, e a alma seca.
Isso é tudo na vida?
A felicidade é a recompensa esperada, e o caminho que a ela conduz é o mesmo para todos: aprender a amar e ser amados

Dia 28/06
Não busquemos três patas ao gato. Caminhos há muitos, mas só um nos faz felizes. O amor, fundamentalmente, exercita-se quando se luta para que seja o outro quem triunfa. Então… também ganho eu. No esquema oposto a qualquer dialéctica barata. Ganhamos ambos, se eu te ajudo a ganhar, inclusive mais e melhor que eu.
A nossa sociedade necessita recuperar a fé no amor. De tanto vendermos uniões passageiras, divórcio, a eliminação do que estorva, a sexualidade fechada à vida, o prazer como meta da existência, a violência como meio de imposição… os homens e mulheres do nosso tempo estão a deixar de acreditar que o amor existe, que a fidelidade é possível, que ganha mais quem mais ama.
Triunfa-se na vida quando se ama. Temos que acreditar no amor para não morrermos de tristeza. Todos temos asas de águia para voar muito alto, ainda que nos façam crer que somos galinhas de capoeira. O voo empreende-se quando se aposta no bem do outro.

Dia 29/06
Todo nós cometemos erros. E nem todos eles podem ser consertados, mesmo quando são entendidos e reconhecidos. Pedir desculpas quase sempre está ao nosso alcance, mas bastante gente erra na hora de colocar esta idéia, aparentemente tão simples, em prática.
Comunicar claramente o que se pensa e sente é um talento que precisa ser desenvolvido, mas algumas necessidades de comunicação do dia-a-dia das nossas vidas (profissionais, acadêmicas, familiares, afetivas, etc.) são tão comuns, que é possível se preparar para elas de maneira bastante específica.
Um bom pedido de desculpas tem muitos ingredientes, mas os mais essenciais entre eles são o genuíno reconhecimento de que se fez algo indevido e o sincero desejo de apresentar este reconhecimento à pessoa ofendida ou prejudicada pelo erro.

Dia 30/06
Não são necessários actos heróicos, mas sim tornar heróico o quotidiano, concretamente amando. Ceder um assento no autocarro a alguém mais cansado que eu, sorrir ao dar os bons dias cada manhã no escritório, escutar com atenção quem me conta os seus problemas, convidar para um café a quem tem frio, ou oferecer com agrado o próprio tempo aos seres queridos, para fazer… o que eles quiserem.
Amar não é complicado. Está ao alcance de todos.
Às vezes, só é necessário que um comece, para que os demais deixem de viver o esquema de “eu ganho se tu perdes”, e se decidam a escolher o “eu ganho só se tu ganhas”.
Pode ser que amar não seja rentável economicamente, que produza desgaste físico e emocional, que complique a vida e nos tire tempo, mas dá paz de consciência, faz-nos felizes, permite-nos viver num estado habitual de optimismo, desenha um sorriso sincero nos nossos lábios e ilumina o olhar com um brilho novo.

Dia 1/07
A actual legalização do aborto destrói um princípio fundamental da ética:
- a de que os fins não justificam os meios. Ainda que a finalidade visada fosse resolver um problema e fosse porventura aceitável, meios intrinsecamente maus, sobretudo os que implicam a destruição de vidas humanas, não podem ser utilizados.
Na verdade, a vida humana individual não pode ser considerada nunca um meio ou instrumento. É sempre um fim em si mesma.
Não se ignora, é certo, o problema social do aborto clandestino que é um verdadeiro drama.
Todavia, esse mal, que já foi reduzido em relação ao passado, deve-se combater através da protecção da natalidade e da família, do planeamento familiar, da educação sexual dos jovens ou do incentivo à adopção de crianças não desejadas.
Não se deve é tentar apagar um mal com um outro mal.

Dia 4/07
Temos de nos preocupar em incentivar a natalidade, para combater o envelhecimento da população. Ao contrário, estamos a promover o aborto, instrumento de destruição de uma nova vida.
O mal combate-se.
Não se legaliza e ainda para mais, por maioria de razão, quando o bem a defender é uma vida humana.
Também é difícil combater a corrupção, mas combatêmo-la. Não a legalizamos.
Também é difícil combater o tráfico de droga, mas combatêmo-lo. Não o legalizamos.
Promover o aborto é promover “um mecanismo de desresponsabilização social”.

Sem comentários: