terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A nova Tirania Juan Manuel de Prada



Juan Manuel de Prada é, antes de mais nada, um escritor. Mas a sua denodada vocação literária não o impediu de se converter em farol e referência para muitas pessoas, que sofrem com a imposição da «nova tirania», designada nestas páginas por «progressismo Matrix»: a ditadura de uma ideologia que, sob a máscara da adoração do homem, promove um consciencioso labor de engenharia social, impondo paradigmas culturais e padrões de avaliação dos quais, seja por correcção política ou por desistência acomodatícia, muito poucas vozes se atrevem a discordar. Prada é uma delas.
Os textos reunidos neste volume, apresentados como «episódios da batalha » contra esta nova tirania, constituem também proclamações de rebeldia e de esperança. Descrevem e atacam o relativismo desvinculador e a impiedade niilista do poder estabelecido, ao mesmo tempo que formulam, com talento e sensibilidade, a alternativa do senso comum, da distinção entre o bem e o mal, e do significado profundo da liberdade, que restitui às pessoas a sua verdadeira natureza.O leitor detectará, nos escritos que constituem
A Nova Tirania, esse combate de ideias em debates tão candentes como o do aborto ou o da memória histórica, o da crise económica ou o da educação, o da ideologia de género ou o da corrupção da democracia e dos direitos humanos. São reflexões de índole muito diversa, que tanto abarcam o remanso intimista como a indagação histórica, a arte como a literatura, a crónica dos grandes acontecimentos como a análise das mais diversas máculas sociais.São um canto ao esplendor da Verdade, que desemboca numa decidida aposta na beleza, tão antiga e tão nova, da «ordem romana».
Posição do autor sobre o aborto e a educação sexual:

Sem comentários: