segunda-feira, 22 de junho de 2009

IV Congresso Internacional Provida


Já faltam menos de seis meses para celebrar o IV Congresso Internacional Provida no Auditório de Zaragoza, que terá lugar de 6 a 8 de Novembro de 2009, e que tem como lema "Sensibilização: una sinfonia pela vida", temática que será abordada dos pontos de vista médico, jurídico, político, assistencial, ético e antropológico.

Para tratar destes âmbitos, contar-se-á com a presença de oradores nacionais e internacionais como o fundador do Centro Global para a Estratégia ABC de Uganda, Martín Ssempa, a catedrática de Biologia Molecular da Universidade de Navarra, Natália López Moratalla, e o director do Centro Familiar de Zagreb (Croácia), Marijo Zivkovic.

O Congresso está promovido pela Federação Espanhola de Grupos Provida e organizado pela Associação Provida Aragón. O número de asistentes será de unas mil pessoas.

O presidente do congresso, Álvaro Vázquez, explicou que o objectivo "é sensibilizar perante o facto que a vida é o dom mais precioso que temos" e que "não há empenho mais valioso que assegurar um enquadramento jurídico e social que permita o desenvolvimento de todas e cada uma das vidas e de todas e cada uma das suas fases".

Acrescentou que num momento como o actual, em que o Governo Espanhol trabalha numa nova lei do aborto, "é necessário abordar com seriedade e profundidade um tema no qual está muito em jogo" e no qual estão implicados muitos profissionais, como pessoal de saúde, juristas, políticos, sector assistencial e sociedade em geral.

Os anteriores Congressos Internacionais Provida foram celebrados em Madrid, no ano 2003, em Lima (Peru), no ano 2005, y no México, em 2007. O próximo congresso depois do de Zaragoza será em Nicarágua, em 2011.

O comité permanente internacional, que dá continuidade aos diferentes congressos, está formado pelo reitor da Universidade de Ciências Médicas da Nicarágua, Rafael Cabrera; o ex ministro da Saúde do Peru, Fernando Carboné; o médico e co-presidente da Associação Provida cubana, Héctor González; o director do Comité Nacional Provida no México, Jorge Serrano; o professor de Sociologia da Universidade de Valência, José Pérez Adán, e o advogado e professor de Bioética da Universidade Livre Internacional das Américas, Jorge Scala.


As inscrições podem-se realizar até 31 de Outubro de 2009 para: inscripciones@zaragoza2009.org.

Mais informações: Juncal Marquina 0034 658 49 94 94 - info@zaragoza2009.org

Sem comentários: