sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Protecção de crianças na internet


Baseando-se no sucesso do seu antecessor, que abrangia o período 2005/08, a partir de 1 de Janeiro de 2009 a União Europeia (UE) passará a ter um novo programa Para uma Internet mais segura, para o período 2009/13.


Um novo inquérito Eurobarómetro, publicado a 9 de Dezembro, revela que 75% das crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, já têm acesso à Internet e 50% das crianças de 10 anos possuem um telemóvel.


Segundo dados do estudo, 60% dos progenitores europeus estão preocupados, temendo que os seus filhos possam ser vítimas de aliciamento (o chamado grooming, ou desenvolvimento de supostas “amizades” que conduzem ao abuso sexual das crianças), enquanto 54% receiam que os seus filhos possam ser intimidados em linha (assediados através de sítios Internet ou por meio de mensagens por telemóvel).


O novo programa, com orçamento de € 55 milhões, pretende combater estes comportamentos desviantes, ao tornar mais sofisticados e mais seguros os programas de acesso à Internet e as tecnologias de telefonia móvel.


Para Viviane Reding, Comissária da UE para a Sociedade da Informação e Meios de Comunicação Social, “Hoje em dia as crianças mergulham no mundo da Internet e da telefonia móvel muito cedo, tornando-se frequentemente adolescentes com pleno domínio da tecnologia e da navegação na Internet. Porque estas tecnologias os ajudam a estudar e lhes proporcionam novas formas aliciantes de socializar com os outros, utilizam-nas amiúde com mais à-vontade do que os próprios pais. É preciso assegurarmo-nos de que, cada vez que recorrem a serviços da Internet ou de telefonia móvel, possam reconhecer os riscos potenciais e saber lidar com eles”.

Fonte: Portal do Cidadão


P.S.- E já agora aqui ficam algumas sugestões de filtros para internet

Sem comentários: