domingo, 4 de maio de 2008

BLOG DENUNCIA DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS A ALUNOS DE 12 ANOS




A Escola E.B 2,3 Dr. António Sousa Agostinho de Almancil é um dos estabelecimentos de ensino onde se verifica um maior número de grávidas entre a população estudantil, actualmente quatro.
Perante este facto, o Centro de Saúde de Almancil (desconhece-se se com conhecimento e indicação da Administração Regional de Saúde do Algarve) enviou àquela escola uma enfermeira com o objectivo de fazer uma acção de prevenção na área do planeamento familiar.
Tal campanha de prevenção que teve o beneplácito do Conselho Executivo daquela escola traduziu-se numa acção de formação sumária efectuada em breves minutos nas várias salas de aulas das diferentes turmas que terminava com a entrega a cada um dos alunos individualmente de um conjunto de três preservativos.
Esta acção de entrega de preservativos não foi comunicada nem aos pais dos alunos, nem, ao que parece, à respectiva associação de pais e muito menos foi pedida qualquer autorização escrita prévia aos pais com vista à entrega aos filhos/alunos dos ditos preservativos.
Por isso, muitos pais apenas vieram a saber de tal acção de distribuição de preservativos a posteriori quando, ao chegarem a casa, viram os seus filhos a brincar com os ditos preservativos ora transformando-os em balões ora em luvas.
Vários pais ficaram chocados com esta situação. Em, concreto, uma mãe referiu que a escola pede autorização escrita prévia para fazer rastreios sobre a obesidade infantil junto dos alunos, mas já se “esquece” ou omite a autorização prévia aos pais para distribuição de preservativos.
A questão é ainda mais grave se levarmos em consideração que a população estudantil mais nova daquela escola e que também recebeu os ditos três preservativos têm entre 11 a 12 anos !!!
Concorda-se com a necessidade de educação sexual dos jovens e adolescentes que deve acontecer primordialmente dentro e a partir das famílias. No caso da escola, tal educação deve ser dada em total sintonia e com prévia autorização dos pais. E, em qualquer caso, nunca deve ser só reduzida à mera distribuição de preservativos, ainda que acompanhada de uma breve explicação sobre o respectivo contexto de utilização.
Recorde-se que o Centro de Saúde de Almancil é já recorrente em situações polémicas tal como a já noticiada, em Janeiro de 2007 pelo Correio da Manhã (link: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=00229135-3333-3333-3333-000000229135&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021 )

22 comentários:

Anónimo disse...

O link do correio da manhã deste post não funciona!

Anónimo disse...

Antes de se escrever deve-se perguntar a quem de direito como é que as coisas realmente se passaram, para não cometermos sérios erros que põem em causa o trabalho das pessoas.

Anónimo disse...

Desde quando o preservativo representa o «mal»? sempre pensei que ajudava a prevenir o mal!

Anónimo disse...

Se as miúdas usassem o tal preservativo não estariam grávidas...

Anónimo disse...

Educação sexual não é igual a pornografia, a abuso, a perversão, a erotismo, a promiscuidade...
Educar é um verbo com futuro, o autor da notícia deveria consultar um dicionário!!

Anónimo disse...

Se estivermos à espera que os pais em casa falem de educação sexual (preservativo, pílula, planeamento familiar), haverá muito mais grávidas nas escolas.

Anónimo disse...

Gostaria de ter acesso ao estudo que revela o número de grávidas por estabelecimento de ensino. Não quero lá matricular a minha filha!

Anónimo disse...

Anedota: estão duas meninas de cinco anos a brincar no parque. Diz a primeira: olha, um preservativo na sarjeta. Resposta da segunda: o que é uma sarjeta?

Anónimo disse...

Se os pais viram os filhos a brincar com os ditos preservativos em casa, como se fossem balões, é bom sinal... É sinal que estavam a «perder» tempo com os filhos.

Anónimo disse...

Anúncios de preservativos na televisão? Não! Denunciemos.

Anónimo disse...

Quando não se sabe com rigor quais os factos é mais proveitoso procura as verdades do que escrever sobre o que se pensa saber. Talvez se os alunos tivessem conhecimento do que é e para que serve um preservativo desde os 11 ou 12 anos e, nessa altura tivessem brincado com eles utilizando-os como balões não teriam de brincar aos pais e mães aos 13.

MRC disse...

Caros anónimos,

Remeto a resposta aos vossos comentários para
http://algarvepelavida.blogspot.com/2008/05/camisinhas-discrio.html

Muito obrigado pela vossa participação, ainda que anónima..

Anónimo disse...

A situação denunciada neste post revela um abuso tanto por parte do Centro de Saúde de Almancil como por parte do Conselho Executivo da escola.
Felizmente, existem pais mais atentos e dispostos a denunciar semelhante aberração. Preocupante é o facto de se suspeitar que situações como esta ocorrem, provavelmente, por todo o país.
Tal como a legalização do aborto, a atitude tomada pelo Centro de Saúde de Almancil, é uma péssima solução para um grave problema.

Anónimo disse...

Tal como o autor da notícia também estou indignado com a anonimato dos comentários.
CRM

Anónimo disse...

Pois é, parece que continuamos "no tempo da outra senhora" o que importa é denunciar e de preferência de forma anónima.
Uma sugestão a quem colocou a "denúncia" no blog. Porque não confirmar se é verdadeira a "informação" e depois torná-la pública?
V.P.

MRC disse...

Caro último anónimo,
Os dados que constam desta informação colocada neste blog são correctos e correspondem à verdade.
A única divergência está na interpretação que é feita dos factos ocorridos.
A escola e alguns dos seus responsáveis entendem que o que foi feito está correcto e foi adequado às circunstâncias.
Em post posterior http://algarvepelavida.blogspot.com/2008/05/camisinhas-discrio.html
demonstrei que o que foi feito viola, de forma grosseira, algumas conclusões que constam do relatório do Grupo de Educação Sexual chefiado pelo Prof. Daniel Sampaio e formado sob a égide do Ministério da Educação.
P.S.-Este blog é um espaço aberto à discussão e ao contraditório, onde há total liberdade para, quem quiser, expressar os seus pontos de vista.

Anónimo disse...

Se querem expressar os seus pontos de vista deveriam fazê-lo em diálogo com os «apontados».
Só uma questão: como podem provar que os factos são correctos?

MRC disse...

Os factos relatados resultam de fontes provenientes do interior da escola e coincidem também com factos que foram relatados a membros da comunicação social.
Basicamente a única divergência reside na questão da explicação que foi dada pela dita sra. enfermeira.
De acordo com os responsáveis da escola, essa explicação foi a mais correcta e adequada, quer em termos de tempo, quer em termos de conteúdo.

Este blog é, já de per si, um espaço de diálogo e debate pelo que quem entender pode e deve deixar as suas opiniões e ideias ainda que sejam contrárias ao que aqui se veícula, desde que (como é óbvio) se cumpram regras minímas de cordialidade e boa educação.

Anónimo disse...

Se os dados estão correctos, então porque é que na dita escola só há duas alunas grávidas? E onde, quando e por quem, foi feito o rastreio à obesidade infantil?
A vossa fonte segura está mal informada.

Anónimo disse...

Também sou da opinião que se deveria confirmar os dados antes de publicá-los!
Muitos jovens iniciam a sua vida sexual por volta dessa idade e nem têm conhecimento dos métodos contraceptivos, penso que é uma mais vália a Prevenção, quer seja feita pelos pais como pelos educadores ou profissionais de saúde.

Anónimo disse...

“Confirmar dados antes de os publicar”
Mas do que é que estamos a falar ?!?!?
A mim, leitor do blog, pouco me importa se existem 2 ou 4 alunas grávidas … serão 3 ?!?! Seja qual for o número é sempre mau!
Igualmente mal esteve o Centro de Saúde de Almancil! De resto, parece que este centro de saúde já nos habituou a certas ilegalidades:
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=00229135-3333-3333-3333-000000229135&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021
Será necessária a confirmação?

Que mais dados devem ser confirmados? Foram distribuídos 3 ou 2 preservativos por aluno? Foi uma enfermeira ou outro profissional de saúde à escola ?!?!
Isto são questões que não interessam a ninguém!!! Só servem para atirar areia para os olhos e desviar a atenção da ilegalidade cometida pelo Centro de Saúde com a conivência da própria escola.
Uma coisa é certa, as ilegalidades cometidas pelo centro de saúde são coerentes!!!
Mal está a saúde em Almancil.

POESIAS LITERÁRIAS DE LUIZ DOMINGOS DE LUNA. disse...

Enquanto neste país, a campanha eleitoral for financiada por grupos que atendem aos interesses dos grandes capitais, muitos marionetes do capitalismo selvagem, excludente, individualista, fonte geradora do compadrio comprometedor que faz com que, após eleitos, sejam em alguns casos defensores intransigentes de grupelhos mercantis, sem nenhum compromisso com o desenvolvimetno do Brasil e principalmente com uma política que venha beneficiar a todos os brasileiros, priorizando os mais humildes. Tudo é motivo de descrédito, de subdesenvolvimento e de atraso.
Triste sina
Luiz Domingos de Luna
www.meninodeusaurora.com.br
Que triste sina esta minha!
De nascer neste torrão
Pegado na mão da miséria
E agarrado no fracasso
Tem que ter nervo de aço
Para não virar pedaço
E suportar a aturação
O poeta é graduado
Mas sem anel ou anelado
Não vai mudar o estado
Da nossa situação
Convidei os folcloristas
Para assistir nosso forró
Sem sanfona, sem zabumba.
Sem triângulo e sem suor
O teclado agora berra
Não tem mais o pé de serra
Não sei se acerta ou erra
Quem tirou o pão de ló
Fomos olhar a boiada
Que era tangida na estrada
Pois o chocalho se ouviu
Que boiada que nada
Era um coitado que cantava.
E seu nome era Brasil.
Convidamos toda a mídia
Jornal, rádio e televisão.
Todos gritaram a uma só voz
É uma doença que
atingiu o seu coração
É um vírus persistente,
É uma força onipresente
O seu nome é conhecido
É um bicho bem sabido
O nome é corrupção
Ataca a democracia
Corrói a instituição
O direito se esfarela
Pois até a sua costela
Vira massa de construção
Acaba-se o operário
Ou espertalhão ou otário
Eis aí a prescrição
Dá uma febre danada
O termômetro não
baixo nada
Pois pode olhar a pesquisa
Só se olha o do outro
que se visa
Não tem mais o cidadão,
São esperto, vivo, sortudo, sabido?
Todos são conhecidos
Mas não com nome
de ladrão.
Quem falar isso é mentiroso, não é patriota,
Não passa de um agiota
Que quer loar a vernaculação
Cadê a ética, a cidadania.
A dignidade, a família
o Estado.
A sociedade, o contrato social,
Ainda bem que a justiça
é cega,
O futuro se encerra,
em mais um filme
que todo mundo viu,
a imprensa não foi silenciada,
mas, por mais grito,
mais grito, mais roucada,
mais dia, menos dia
fica calada, pois é um grito
que ninguém quer ouvir mais não.
É o dia da diária
A quinzena da
quinzenada
É a mensalada do
mensalão
É o grito da boiada que
ficou para trás não
tem mais boiada não.
É o sertão que virou mar
É o mar que
virou sertão.