sábado, 10 de março de 2007

Encontro Vida: Calvão, 24 de Fevereiro de 2007

No passado dia 24 de Fevereiro teve lugar no Colégio de Calvão, próximo de Aveiro, o 1º “Encontro Vida” realizado após o referendo.
Este encontro, convocado pela Federação Portuguesa pela Vida (http://www.federacao-vida.com.pt/), contou com cerca de 90 participantes vindos de todo o pais em representação dos grupos cívicos que estiveram no referendo em defesa da vida: não ao aborto. Em representação do Algarve pela Vida estiveram Margarida Reis, Maria da Graça Marques e João Lima.
Vários participantes fizeram um breve balanço da campanha tendo referido que esta tinha corrido de forma muito positiva. A mobilização foi grande em todo o país (o nº de votos do ‘Não’ aumentou), contudo, reconheceu-se que o combate era difícil, já que se opunha a 3 máquinas partidárias e meia.
De entre as diversas situações que agora possam surgir e para as quais deveremos estar atentos, destacaram-se como exemplos, no domínio laboral, incentivo ao aborto por parte da entidade patronal; ou, desprotecção do pai face ao direito de ter o seu filho …
Assim, é de máxima importância ir para o terreno para se salvar vidas, desta forma, os movimentos que se têm formado em defesa da vida deverão passar a agir, cada vez mais, de forma estruturada; este aspecto teve o melhor acolhimento por parte dos participantes.
A formação é uma das vertentes de grande importância. Eugénia Ricciardi, uma das autoras do kit Vidas com Vida http://www.vidascomvida.org/ referiu que existe uma rede de animadores que urge reforçar e alargar.
Ainda no que toca à formação, foi apresentada uma iniciativa dedicada à evidência da vida intra-uterina (http://www.dos0aos9.org/).
“Percorrer o que fomos desde a concepção e o que crescemos no útero materno. Assim, iremos interiorizar e aprender de forma mais completa o valor intrínseco da Vida.”
http://www.dos0aos9.org/index.php?option=com_content&task=view&id=20&Itemid=19
Integrada na reunião, teve lugar uma conferência de imprensa onde Isilda Pegado, Presidente da Federação Portuguesa pela Vida (http://www.federacao-vida.com.pt/) deu a conhecer a “Declaração de Calvão” http://www.nao-obrigada.org/destaque_detalhe.php?id=81.
Esta declaração apresenta, de uma forma muito clara, sistemática e resumida, as conclusões do encontro e propósitos futuros.

Após a reunião teve lugar o almoço e …

"... mas que boa sobremesa !!!"

João Lima

Sem comentários: