domingo, 10 de março de 2013

Textos Rádio Costa D'Oiro de 26 de Fevereiro a 11 de Março de 2013



Textos “Algarve Pela Vida”

De 26 de Fevereiro a 11 de Março de 2013

 

 

Dia 26 de Fevereiro de 2013- Terça Feira

 

     Sem dúvida a nova geração, poderia chamar-se a geração telemóvel.

     Basta olhar à nossa volta e, no carro, nas ruas, a pé ou nos transportes , onde quer que se esteja, há sempre alguém a ginasticar o dedo com sms, mms..

     Os telemóveis, se permitem estarmos sempre contactáveis por um lado, também nos transportam para um mundo de outra dimensão até se parecer de certa forma “aluado”.

Há que saber controlar o seu uso não só pelo preço das chamadas como porque não nos podemos tornar dependentes de um objeto, ao ponto de estarmos perto de quem está longe  mas não se conversar com quem verdadeiramente está a nosso lado.

         A tecnologia é boa, ainda bem que existem telemóveis porque de facto dão muito jeito em verdadeiras situações de emergência, mas também como tudo é preciso saber onde está a moderação e sobretudo não deixar de andar na realidade.

 

Dia 27 de Fevereiro de 2013 – Quarta Feira

 

     Jantar em família. O Jantar sempre foi tradicionalmente o momento de encontro familiar, momento importante ao qual ninguém faltava: pai, mãe, filhos. Hoje em dia nem por isso, mas pode ser interessante saber os benefícios que daí se podem tirar.

      É normalmente quando se consegue “pôr a conversa em dia”, fazer que cada um saiba de cada um, o que estreita os laços familiares.

      Estudos recentes revelam que os benefícios do jantar em família são ínumeros!

É em família, à mesa, que se aprendem boas maneiras, que se aprende a socializar, saber conversar, ter o interesse de saber como correu o dia a cada um. A conclusão mais importante a que se chegou foi que os adolescentes mais acompanhados familiarmente, especialmente nessa reunião familiar que deve ser o jantar, estão menos sujeitos a comportamentos destrutivos.

      É ao jantar que há maior propensão para se conversar, claro que com a televisão desligada!, e pais e filhos aproximam-se. 

      Ainda que não se consiga jantar em família os 7 dias da semana, pelo menos metade ou mais de metade deveriam ser vividos juntos. Torna-se numa escola de virtudes e boas maneiras insubstituível e de valor imensurável.

 

Dia 28 de Fevereiro de 2013 – Quinta Feira

 

     Se ainda não viu o filme do hobbit que estreou em Dezembro, poderá alugá-lo e ver.

     Neste mundo fantástico, Bilbo terá de levar o povo anão à reconquista da Montanha Solitária que este povo há muito perdera.

     Ao longo da travessia o grupo irá enfrentar inúmeras aventuras e perigos como um tenebroso Orc ou o dragão Smaug.

    Eis a aventura da parceira J.R.R. Tolkien e Peter Jackson, com a mais inovadora tecnologia cinematográfica em 3D.

    Neste filme e nesta história, mais uma vez o bem e o mal enfrentam-se e onde os heróis vão ter de provar o que valem, não com super poderes mas com muita coragem.

 

 

Dia 1 de Março de 2013 – Sexta Feira

 

      Na era das mães trabalhadoras nunca é demais falar do tema de como conciliar vida profissional e familiar, sobretudo quando se tem crianças pequenas.

      Saber responder às exigências familiares exige de facto muita ginástica.

      Este equilíbrio que se tem de realizar deve ser conseguido não só pelas mães trabalhadoras mas também pelos pais.

       Os padrões de vida das mulheres mudaram e por isso mesmo, os pais também têm de ajudar mais. Precisamente porque a mãe já não está presente o dia todo, e porque são igualmente responsáveis pela educação dos filhos, a presença do pai torna-se mais necessária..

       O que realmente importa é organização e estabelecer prioridades.

Se quando estamos numa reunião de trabalho temos o cuidado de desligar o telemóvel, por exemplo, porque o atendemos quando estamos com a família sobretudo nalgum momento mais importante como o jantar?

     É só um pequeno exemplo muito pequeno do que se pode fazer mas que pode fazer toda a diferença.

 

 

Dia  2 de Março de 2013 – Sábado

 

           Não é novidade que se assiste a uma corrente anti-natalista, desde a política, às novas leis aprovadas, e visível também nas reacções diárias de comentários diante de famílias com mais de dois filhos.

           Ao anuncio do primeiro filho a sociedade reage bem, ao segundo.. enfim.. é bom para dar um irmão ao primeiro.. mas a partir do terceiro, as mães são umas “coitadas”.

         São inúmeros os testemunhos de criticas que se ouvem nos mais variados locais.

Num mundo em que tanto se preza a liberdade e apela à tolerância, parece que afinal há escolhas que não são tão bem toleradas.

         É preciso ver na prática como as famílias numerosas são felizes! E como os irmãos de famílias numerosas são felizes! E como sabem partilhar. Aprende-se a poupar, a agradecer o que se tem, a esquecer-se de si para ajudar o outro.. para não falar da alegria de não estar só, de ter sempre a casa cheia.

 

Dia 3 de Março de 2013 – Domingo

 

          Durante a semana não se tem tempo para nada.

          De segunda a sexta é o rame rame de sempre, a rotina de acordar, arranjar lancheiras para a escola, arranjar os miúdos à pressa para a escola, chegar ao trabalho, dar os recados è empregada eplo caminho e chegar ao trabalho. Ao final da tarde a mesma correria ao contrário, buscar á escola, TPC´s, jantar, deitar… Quase não se convive.

         Aproveite que é Domingo para passear em família, para brincar com os seus filhos, para ter aquela conversa individual com cada filho, prestar atenção ao eu marido/mulher. Arranje um programa engraçado, um passeio, uma ida ao cinema ou simplesmente ficar em casa e jogar wii em família, ou porque não, fazer umas bolachinhas em família? Apenas umas sugestões para se passar um bom Domingo em família.

 

 

 

Dia 4 de Março de 2013 - Segunda-Feira

 

            A estrutura familiar em si é já educação da criança. Daí a importância de famílias bem estruturadas, com um amor visível entre os pais, laços familiares fortes e bom ambiente.

           Estudos internacionais mostram que as crianças que vivem com o pai e a mãe têm já à partida uma vantagem educacional, para além de que são as que obtêm melhores resultados escolares.

           Melhorar o ensino e a educação é objetivo do estado e dos ministros, mas também deveria ser objetivo inquestionável apoiar a família, célula base da sociedade.

 

Dia 5 de Março de 2013 – Terça- Feira

  

           Estamos sem dúvida na geração das redes sociais e na era do virtual.

           Até o anterior Papa Bento XVI teceu algumas considerações sobre a internet e o fenómeno das redes sociais: convidou os cristãos a estarem presentes no Facebook, empregando-o do espírito cristão! Espantoso!

        Ficou lançado o alerta para não cairmos na tentação de levarmos vida dupla: uma na vida real, uma segunda , virtual, no mundo da internet.

        Se todos formos sinceros e autênticos já não haveria perigo de nos relacionarmos com pessoas que afinal não são quem mostram ser e é ao mesmo tempo um sinal de respeito e de caridade para com o próximo que interage e comunica connosco.

 

 

 

Dia 6 de Março de 2013 – Quarta- Feira

       

           Porque têm os rapazes, no geral, piores rendimentos escolares que as raparigas?

           Estudos americanos atribuem esta diferença aos fatores “não cognitivos” como: a atenção, a perseverança, desejo de aprender, capacidade de estar tranquilo, quieto e capacidade de estudar de forma independente.

As raparigas tendem a desenvolver estas capacidades primeiro que os rapazes.     Talvez seja importante, como já se faz nas escolas americanas , australianas e do 

canadá, ensinar métodos de estudo, de concentração e organização para que ambos rapazes e raparigas consigam bons rendimentos escolares.

 

 

Dia 7 de Março de 2013 – Quinta-Feira

 

         A estranha vida de Timothy Green. Eis a nova estreia da Disney que relata um estranho conto de fantasia mas que põe o dedo na ferida nas atuais questões de paternidade , família e educação. O início é clássico: um casal normal recebe a infeliz notícia de que não pode ter filhos. Tinham tanta esperança nesse filho desejado que até tinham escrito um livro sobre tudo o que ambicionavam

        A narrativa fantástica começa quando uma noite aparece no jardim deste casal um menino já crescido mas que cumpre toas as expetativas que este casal tinha pensado para o seu filho desejado.

       De um projeto pessoal, este casal aprende a verdadeira lição: que a vida é um dom e que a sabedoria está em saber acolhê-lo e aceitar a vida sem pretensões.

 

Dia 8 de Março de 2013 – Sexta Feira

 

       Hoje dia 8 de Março é dia da mulher. Sinta-se mulher no verdadeiro sentido da palavra.

      Seja uma mãe moderna se fôr essa a sua situação, seja mulher verdadeira, vista-se de forma elegante, que nada tem que ver com decotes grandes e saias que parece que encolheram.

       Vista-se de forma elegante e sinta-se orgulhosa por ser mulher.

       Dê o melhor de si, dê-se aos outros, pois é dando-nos aos outros que somos felizes.               Dê o que nós mulheres sabemos dar, compreensão, calma, uma palavra reconfortante quando tudo parece que corre mal, carinho e muita alegria!

 

Dia 9 de Março de 2013 – Sábado

 

       Este ano em Janeiro milhares de pessoas manifestaram-se em França contra o casamento entre homossexuais. Manifestação essa que deixou atónito o Governo e meio mundo.

       Os franceses sempre tão modernos e na vanguarda das novas ideias, defensores do famoso lema “igualdade, fraternidade, liberdade” e manifestam-se contra o casamento entre homossexuais?

O jornal “Le Monde” dedicou uma reportagem especial sobre esta manifestação que mostrou sobretudo a força,  alegria e testemunho de jovens manifestantes. A sua presença era notória. Um discurso homogéneo ressoou durante seis horas pelas ruas de Paris.

       

 

Dia 10 de Março de 2013 – Domingo

 

    “ A good day to hard die”, o terceiro filme de “Die Hard” pode estar mal escrito e ser já um “dejá vue”, mas a personagem principal tem um bom desempenho.

       MacLean voa até Moscovo para defender o seu filho acusado de um crime em misteriosas circunstancias.

      Temos desta vez um herói de já quase 60 anos, que não salta de helicóptero, nem de edifícios em chamas, mas que consegue não rasgar a camisola no meio das suas aventuras. Um filme que se vêm bem no entanto e que dá para distrair.

 

 

Dia 11 de Março de 2013 – Segunda-Feira

 

     World Press Photo: prémio para a melhor foto jornalista de 2012. Amsterdão. O jornalista Paul Hansen ganha o prémio de melhor foto jornalista do ano de 2012.

      A imagem mostra um grupo de homens encabeçado por dois paletinienses que levam nos braços os cadáveres de seus sobrinhos, duas crianças de 2 e 3 anos, nortas ao air de um míssil israelita sobre a sua casa em Gaza.

     Por detrás dos homens que se dirigem à mesquita para o enterro, levam também o cadáver do pai das crianças.

     A foto foi tirada no passado dia 20 de Novembro na cidade de Gaza.

     O jornalista Paul Hansen disse estar “muito contente com o prémio mas triste porque o tema é horrível”.
    Imagens que chocam e que nos levam por um lado a agradecer o bem que temos, o dom da vida e a não nos queixarmos quando alguma coisa no

Sem comentários: