terça-feira, 2 de outubro de 2012

Autarquias amigas da família



O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis revelou hoje os trinta e cinco municípios portugueses distinguidos com o título "Autarquia +Familiarmente Responsável 2012"(ver lista abaixo).

Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional ao qual responderam 103 autarquias (mais 29 que na última edição) e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de actuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.



«Hoje, mais do que nunca, as políticas de apoio à família, são essenciais. Na crise que atravessamos, nos dias difíceis que estamos a viver e que vão agravar-se, as redes familiares amortecem as consequências do desemprego, da perda de habitação, do empobrecimento. As políticas de apoio à família mais eficazes, são as de proximidade», afirma Margarida Neto, membro do Observatório. «Esse é o desafio que as Autarquias têm cada vez mais pela frente. Conhecedoras e atentas aos problemas reais, têm por isso mesmo mais capacidade de intervenção. Este prémio faz realçar as melhores práticas. E nesse reconhecimento, a possibilidade de incentivar outras.» conclui.


A cada município vencedor irá ser entregue a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2012» numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 24 de Outubro, pelas 17h no Auditório Nacional dos Municípios, em Coimbra.



Os dados recolhidos através dos inquéritos encontram-se disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes. São membros do Observatório, a Dra. Alexandra Alexandre, Dra. Ana Cid Gonçalves, Dr. Carlos Seixas da Fonseca, Prof. Doutora Eugénia Gamboa, Dra. Fátima Carioca, Dra. Fátima Fonseca, Dra. Margarida Neto, Prof. Doutora Mª José Lucena e Vale, Dra. Maria do Rosário Carneiro, Prof. Doutora Maria Teresa Ribeiro.
Lista das Autarquias vencedoras 2012:
Câmara Municipal de Abrantes
Câmara Municipal de Águeda
Câmara Municipal de Amadora
Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Câmara Municipal de Boticas
Câmara Municipal de Cantanhede
Câmara Municipal de Cascais
Câmara Municipal de Coimbra
Câmara Municipal de Estarreja
Câmara Municipal de Évora
Câmara Municipal de Faro
Câmara Municipal de Funchal
Câmara Municipal do Fundão
Câmara Municipal de Guarda
Câmara Municipal de Lisboa
Câmara Municipal de Loures
Câmara Municipal da Lousã
Câmara Municipal da Mealhada
Câmara Municipal de Mértola
Câmara Municipal de Miranda do Corvo
Câmara Municipal de Montijo
Câmara Municipal de Oeiras
Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso
Câmara Municipal de Praia da Vitória
Câmara Municipal de Santarém
Câmara Municipal de Seia
Câmara Municipal de Sintra
Câmara Municipal de Torres Novas
Câmara Municipal de Torres Vedras
Câmara Municipal de Vieira do Minho
Câmara Municipal de Vila de Rei
Câmara Municipal Vila Franca de Xira
Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa
Câmara Municipal de Vila Real
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Sobre o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas iniciou, em Janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família. Na sequência deste trabalho, a APFN decidiu alargar-se para um novo conceito: as AFR - Autarquias Familiarmente Responsáveis. Partindo deste novo modelo, a partir de 2007 procedeu à realização de inquéritos junto dos municípios do país com vista a um levantamento exaustivo das boas práticas existentes. Após esse trabalho, a APFN criou um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e é nesse seguimento que, remetendo ao evento deste ano, se realiza a 4ª edição da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável».
Para mais informações e confirmações, por favor contacte:
Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Ana Mira | T 217 552 603

Sem comentários: