sábado, 23 de abril de 2011

Frida e o sentido da dor e da vida



























O filme “Frida” que nos conta a biografia da pintora mexicana Frida Kahlo, é mais uma das obras premiadas por Hollywood onde se mostra e exalta o lado mais negro da vida.
Frida, além do seu talento e da sua devassidão, é, desde jovem, ferida pela dor e o sofrimento. Por isso, a maioria dos seus quadros acabam por espelhar essa sua cruz física.
O que mais me choca, além de algumas das suas pinturas, que me fazem lembrar, num certo sentido, as de Hieronymus Bosch, é a visão completamente horizontal do mundo, um mundo sem esperança, onde a dor é vivida de forma agnóstica e sem qualquer sentido, onde só o alcóol e o sexo (e claro, os seus quadros) parecem atenuar, ainda que por breves erráticos instantes, o cenário de pesadelo em que a sua vida se tornou.
Aqueles que defendem o aborto e a eutanásia são os mesmos que defendem uma visão perfeita da vida: o céu tem que existir já nesta vida e tudo o que o possa estragar deve ser fisicamente eliminado.
Por seu turno e de forma um pouco paradoxal, quem defende o valor intrinseco da vida, desde a concepção até à sua morte natural, sabe que a vida é feita de imperfeições físicas e morais ou, como dizia Santa Teresa de Ávila, “é uma má noite, passada numa má pousada” e que a vida só por si, para fazer sentido, exige o bálsamo da solidariedade.
E é precisamente um raio ténue de solidariedade que se vê, na parte final da vida, pela dedicação da irmã e pela “lealdade” do marido, recordando um pouco a intensa experiência da dor vivida também na fase final da vida por C.S. Lewis e a sua esposa norte-americana, vítima de um fulminante cancro dos ossos e também imortalizado quer no seu livro “A grief observed” (Anatomia de uma dor) quer no filme “Shadowlands” , com Antonhy Hopkins e Debra Winger.
É curioso ver “Frida” no culminar da semana santa, uma semana onde o Cristianismo exalta também a dor e o sofrimento mas não da forma como Frida o fez. Na via-sacra ou nas procissões das irmandades espanholas fala-se, vive-se e até procura-se a dor como meio de redenção. “Salvé, Crux, Spes Única”- Salvé ó cruz, única esperança da vida “
É difícil, porém, condenar moralmente a perspectiva de vida de Frida já que todos nós comungamos da mesma natureza de miséria humana de que somos feitos e estamos predestinados, ainda que não necessariamente condenados. Mas não se pode deixar de lamentar a horizontalidade da sua visão tétrica e sem sentido da realidade, agravada pela perspectiva materialista da vida, alimentada pelo activismo comunista, onde nada mais há, além do que se vê e se sente. Nada mais, para além disso,
Outros artistas há, como Graham Green que comungaram da mesma escravidão redutora mas, ainda assim, tentaram partir e atingir algo mais.

Mas, a mensagem da Semana Santa mostra que, apesar dos pesos da vida, é possível ir muito mais além da dor e da escravidão das paixões.

P.S.- Na sua vida, Frida também sofreu o enorme desgosto de um aborto natural. O desejo de ser mãe e a tristeza por essa perda manifestaram-se num outro quadro (2º quadro supra) onde se mostra toda a crueza e dor que advem pela morte de um filho.

Sem comentários: