sábado, 26 de março de 2011

Textos da Rádio Costa D'Oiro 2ª quinzena de Março



Dia 15/03
O programa “Protege o teu coração”, da responsabilidade da associação “Família e Sociedade” de Lisboa, destinado a pais, professores e alunos esteve este sábado em Albufeira a apresentar a sua filosofia e conteúdo.
De acordo com a sua coordenadora nacional, Dra Sofia Mendonça, especialista em Ciências da Educação, para este programa, a sexualidade está assente em 5 dimensões física, social, racional, emotiva e transcendente que não podem ser dissociadas entre si. O programa é composto por 25 módulos onde se abordam temas como a auto-estima, assertividade, amizade e namoro, influência da pornografia, consciência da fertilidade, entre outros.
Nele, propõem-se estratégias pedagógicas com os jovens, através da apresentação de exemplos concretos, vídeos, cartoons, teatro , jogos lúdicos (por ex. jogo da corda), que lhes permita reconhecer as pressões de que são alvo e quais os modos mais práticos de lidar com elas.

Dia 16/03
Para a responsável do programa de educação sexual “Protege o teu coração, da associação “Família e sociedade” os jovens devem reservar o exercício da sua sexualidade no âmbito de um projecto de vida e não devem desperdiçar a sua capacidade de amar com aquilo a que intitulou de “sucedâneos”, isto é, meras experiências com efeitos colaterais nefastos para o equilíbrio da sua personalidade, ainda em formação, referindo mesmo estudos que associam o início precoce da vida sexual ao insucesso escolar.
Por isso, criticou algumas sessões com jovens desenvolvidas inclusive em escolas públicas onde se defende a inocuidade do início da vida sexual precoce desde que se usem os métodos contracetivos não só porque a pilula e o preservativo não garantem uma proteção a 100% sobretudo quando usado por jovens inexperientes e, por outro, porque estes métodos contracetivos não protegem a dimensão emocional e racional da sexualidade.


Dia 17/03 –
De acordo com a experiência da Dra Sofia Mendonça, coordenadora do programa de educação sexual “Protege o teu coração”, em ínumeras sessões com jovens de várias escolas, resulta evidente que muitos deles que iniciam de forma precoce a sua vida sexual não têm qualquer noção da responsabilidade nem das consequências da relação sexual, em termos de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez indesejada. Além disso, o inicio da vida sexual, para um número significativo de adolescentes representa o agravamento de um estado de instabilidade e insegurança emocional -já por natureza próprio da adolescência, no âmbito de namoros pouco consolidados, se não mesmo de aventuras meramente esporádicas.
É fundamental que os pais e os professores ajudem os adolescentes a perceber que são alvo de pressões, sobretudo de outros colegas, da publicidade, dos meios de comunicação social e agora também da internet e a ajudá-los a resistir a essas pressões no âmbito de um projecto de vida com perspectivas a curto, médio e longo prazo.

Dia 18/03
O Clã nº 3 - S. Jorge do agrupamento 159 do Corpo Nacional de Escutas de Portimão, realizou nos passados dias 26,27 e 28 de Fevereiro uma actividade de serviço no RIAS (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens).
O RIAS situa-se em Olhão em pleno Parque Natural da Ria Formosa e está actualmente a cargo da Associação Aldeia, dedicando-se à recuperação de Animais Selvagens, na sua maioria aves, que dão entrada pelas mais diversas razões como colisão com estruturas, colisão com veículos, ferimento de tiro etc.
O Clã nº 3 participou nesse fim de semana com 8 Caminheiros e 1 Dirigente que nestes dias, com o apoio de uma bióloga do centro, se dedicaram a recuperar e limpar algumas das enormes gaiolas de pássaros que se destinam a fazer a transição entre o internato e a sua libertação de volta à Natureza.
A actividade terminou com a libertação de um cágado que o Clã baptizou de "Tobias" e todos os participantes sentiram-se mais enriquecidos com esta experiência de voluntariado a favor da natureza.

Dia 21/03 –
Na sua tomada de posse, o Senhor Presidente da República afirmou o seguinte:
"No momento que atravessamos, em que à crise económica e social se associa uma profunda crise de valores, há que salientar o papel absolutamente nuclear da família. A família é um espaço essencial de realização da pessoa humana e, em tempos difíceis, constitui o último refúgio e amparo com que muitos cidadãos podem contar. A família é o elemento agregador fundamental da sociedade portuguesa e, como tal, deve existir uma política activa de família que apoie a natalidade, que proteja as crianças e garanta o seu desenvolvimento, que combata a discriminação dos idosos, que aprofunde os elos entre gerações."
Para a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, na linha deste discurso, é urgente que se adoptem políticas públicas que possibilitem que as famílias tenham os filhos que desejam ter, que as crianças não cresçam desacompanhadas e que os idosos não fiquem sós.

Dia 22/03
Um dos argumentos dos que são a favor do aborto reside na afirmação de que o aborto deve ser raro, legal e seguro.
Porém, se olharmos para os números da prática de aborto em Portugal, nos últimos 4 anos verifica-se que, na realidade, ele tornou-se FREQUENTE com um total de quase 60.000 abortos só por “opção da mulher”, ILEGAL dado que as as complicações graves associadas a abortos fora do quadro legal mantêm.-se INSEGURO já que também no aborto legal por opção, verificam-secomplicações graves que colocam em risco a mulher, tais como infecções , sepsis ou perfuração do útero.
Na prática, o aborto legal acabou por se tornar num novo instrumento de pressão sobre as grávidas, muitas vezes da família, do pai do bebé ou dos patrões.E muitas mulheres acabam, assim, por abortar contra a sua vontade.

Dia 23/03
O coordenador do Departamento de Educação do Estado da Carolina do Sul, nos EUA, para o Desenvolvimento das Escolas Públicas de Educação Diferenciada, esteve este há umas semanas atrás em Portugal no Seminário "Saber Educar Rapazes e Raparigas" que tinha como objectivo aprofundar junto dos pais o tema da educação diferenciada (educação baseada no género, isto é, escolas para rapazes e para raparigas).
O professor salientou a importãncia da educação diferenciada de forma a maximizar o sucesso escolar numa turma ou escola. "Este tipo de educação permite aos alunos focarem-se apenas na educação. " defendeu. Porquanto, as raparigas são mais descritivas, ligam primeiro ao tom, e só depois ao que é dito propriamente, precisam de criar laços com os professores, as colegas,. Enquanto que os rapazes, são mais imediatos, fazem primeiro e só depois ouvem, são mais objectivos
No entanto para a Dra Lúcia Alves Mendes, ex-Directora do Colégio Mira-Rio (feminino) existem muitos preconceitos contra os colégios unissexo em Portugal. Porque não a criação de um projecto-piloto com o objectivo de implementar o ensino diferenciado e verificar, na prática, se obtém melhores resultados que o ensino misto ?

Dia 24/03
Durante o tempo da escola, a atividade dos professores não se pode reger unicamente pela livre transmissão de conhecimentos nem pela liberdade de investigação própria do âmbito e do afazer universitários. Pelo contrário, os professores atuam principalmente como delegados dos pais, pondo ao seu serviço o talento profissional que possuem de forma a que actuem como cooperadores com os pais no tipo de educação que estes pretendem proporcionar aos seus filhos.
No âmbito da escola, a actividade docente do professor é, pois, uma actividade que se deveria qualificar de “paterna”. Por isso, a escola pública nunca pode actuar como um agente ideológico-administrativo dos poderes estatais. Por este motivo, é muito importante que os pais com filhos em idade escolar se organizem em associações de pais e que estas sejam activas, presentes e vigilantes em relação ao conteúdo e à qualidade do ensino e dos valores que estão a ser transmitidos aos seus filhos.

Dia 25/03 –
A mãe solteira Paris Tassin compareceu para uma audição na versão americana do programa Ídolos (“American Idol”), no Estado de Louisiana. Quando se encontrava aí, ela contou, com lágrimas, a sua decisão de continuar con uma gravidez não planificada e de alto risco.
Tassin tinh 18 anos quando soube que estava grávida. O bebé sofria de hidrocefalia, uma doença caracterizada pela acumulação de fluido dentro do crânio.
“Os médicos disseram-me que eu não devia pari-la, e que as coisas correriam bem se a tivesse,” disse Tassin. Apesar disso, ela recusou submeter-se a um aborto, e disse que a sua filha Keira é agora uma criança de quatro anos de idade e muito saudável. A única complicação médica que surgiu é a sua perca de audição, o que a obriga a usar próteses auditivas.
“Ela é a melhor coisa que me aconteceu na minha vida", disse Tassin. "Eu canto para ela.” Tassin impressionou os juízes com “A minha casa temporal” (“Temporary Home”) de Carrie Underwood- uma canção que fala àcerca dos desafios de uma mãe solteira. Ela foi seleccionada para continuar continuar no concurso, que irá decorrer em Hollywood,.

Dia 28/03
Não se conhece, ao certo, a data precisa de fundação da Santa Casa da Misericórdia de Portimão. No entanto e apesar de constar no Compromisso da Irmandade o ano de 1585, sabe-se agora que o ano de fundação da Misericórdia de Portimão é anterior a 1543, conforme referência num documento da instituição da capela de Gil Valarinho, em Vila Nova de Portimão, datado de 17 de Janeiro de 1543. A Misericórdia de Portimão foi constituída com o objectivo de satisfazer carências sociais informado pelos seus princípios da doutrina e moral cristãs. No campo social exercerá assim a sua acção através da prática das catorze obras da Misericórdia, tanto espirituais, como corporais. Actualmente, a Misericórdia de Portimão intervêm no campo social e da saúde através das suas diferentes valências, em particular na área da infância, saúde e idosos, fazendo chegar os seus serviços diariamente a cerca de 320 utentes directos. Emprega aproximadamente 130 funcionários e interage quotidianamente com uma ampla bolsa de fornecedores e serviços, contribuindo assim de forma muita significativa para o desenvolvimento da comunidade e economia do concelho portimonense.

Sem comentários: