sexta-feira, 25 de junho de 2010

Unidades de cuidados paliativos

Depois de já ter escrito e linkado vários textos sobre cuidados paliativos, eis que a situação bate à porta de um familiar próximo: o meu próprio pai.
Queria agradecer ao Dr. Lourenço Marques do Serviço de Medicina Paliativa do Hospital do Fundão a sua diligência, competência e sobretudo a sua enorme humanidade (coisa, por vezes, rara em certos médicos habitualmente mais frios).
Este serviço está muito bem equipado e parece ter profissionais muito bem preparados para um trabalho psicologicamente muito duro e difícil.
Queria também agradecer à Dra Galriça Neto o trabalho fantástico que tem desenvolvido nos últimos anos na sensibilização e formação de colegas médicos na área da medicina paliativa. O seu trabalho é muito importante e nota-se, no concreto, quando vemos a importância deste apoio especializado; é também um paliativo para os próprios familiares que acabarão por perder os seus entes queridos.
No Algarve, para além do tratamento que é dado nos hospitais centrais, há também uma equipa especializada que actua sobretudo nos concelhos de Olhão, Tavira e Faro.
Seria bom que mais profissionais médicos se especializassem nesta área e a formação destas equipas tivessem todos os apoios públicos necessários a uma maior implantação nacional.

Sem comentários: