quarta-feira, 9 de maio de 2012

Textos da rubrica "Algarve pela Vida", na Rádio Costa d'Oiro lidos de 17 a 30 de Abril de 2012


DIA 17 de Abril de 2012 – Terça-feira


A Cáritas da Matriz de Portimão tem vindo a ser, cada vez mais procurada, por pessoas e casais desempregados, algumas grávidas e com filhos menores.

Pede-se a quem mais pode, que ajude a quem mais precisa.

Uma forma de ajudar é ir à loja solidária do núcleo de Portimão da Cáritas, em frente à Igreja Matriz e que funciona nos dias uteis entre as 10 e as 13, as 15 e as 18. Lá poderão adquirir roupas e os mais variados acessórios a um preço solidário cujo produto reverterá para a ajuda dos mais necessitados do concelho.

Não deixe de fazer uma visita.




DIA 18 de Abril de 2012 – Quarta-feira



Enquanto o país se degladia com graves e dolorosos problemas económicos, os senhores deputados colocam na a sua agenda o assunto das "Barrigas de Aluguer", considerando que o investimento do seu precioso tempo em tal matéria é, de facto, urgente e inadiável.

Entre as várias aberrações que poderão resultar da aplicação de tal regime, fica aqui mais um exemplo:

Meredith Olafson tem 47 anos e já deu à luz 19 crianças, das quais 4 suas e 15 que entregou a mulheres inférteis em troca de pagamentos em dinheiro.

Dos filhos que gerou, pariu, por duas vezes, trigêmeos e em outras duas oportunidades e mais quatro bebês. 

Será caso para peguntar se ainda haverá bom senso neste mundo.



Dia 19 de Abril de 2012 – Quinta-feira



A Plataforma "Algarve pela Vida" agradece às duas únicas escolas do Algarve que aderiram à campanha de angariação de fraldas, desenvolvida por este movimento nos últimos 3 meses.

São elas o Agrupamento de Escolas João da Rosa, de Olhão e, em particular, à responsável pelo PES, Profª Felisbela Marcos que dinamizou e ao Agrupamento de Escolas Dr Garcia Domingues e, em particular, à profª Olga Fernandes.

Em tempos de crise, toda a solidariedade é bem vinda.

Quem quiser, poderá continuar a entregar fraldas, através da Cáritas de Portimão junto à Igreja do Colégio ou em frente à Igreja Matriz de Portimão.





Dia 20 de Abril de 2012 – Sexta-feira



Nuno Marreiros,psicólogo e docente no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão,veio ao Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, no passado mês de Março explicar aos educadores presentes que, com adolescentes, “a melhor forma de evitar o problema é, uns tempos antes, cultivar uma boa relação”.

Conferencista sobre o tema “Os adolescentes de hoje – compreendê-los para lidar com eles”, afirmou na palestra que a adolescência, mais do que um “período conturbado do desenvolvimento humano”, “pode ser visto como um período, cada vez mais longo, de maturação psicológica”.

O psicólogo referiu-se ainda à importância do testemunho coerente de vida. “Quanto mais concordante for aquilo que eu digo com o que o meu corpo comunica, menor margem de erro tenho relativamente ao que o meu interlocutor percepciona e entende”. Por outro lado falou da importância e influência dos grupos de amigos na adopção de comportamentos e na formação da personalidade do adolescente.



Dia 23 de Abril de 2012 – Segunda-feira

Nuno Marreiros,psicólogo e docente no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão dá alguns conselhos práticos aos pais com filhos adolescentes.

- “Ouçam-se e estejam atentos uns aos outros;
- partilhem estados de ânimo de cada membro da família;
- partilhem opiniões regularmente;
- façam férias juntos, sempre que possível;
- procurem não viver como estranhos dentro da mesma casa; mandem quando necessário,
- exerçam a vossa autoridade sem autoritarismo;
- conheçam os vossos filhos, os seus gostos e ambições;
- deem-se a conhecer aos filhos;
- digam o que pensam, como se sentem, o que gostam; não «comprem» bons comportamentos; não «afoguem» os filhos em dinheiro ou outras ofertas;
- promovam a relação; deem atenção ao estudo dos vossos filhos;
e por fim

- deem a conhecer aos filhos vossos amigos; procurem conhecer os amigos dos vossos filhos”,



Dia 24 de Abril de 2012 – Terça-feira

Numa época em que tanto se fala de esforços e restrições, apoiar a Ajuda de Berço  associação de apoio a crianças e mães em dificuldade pode ser fácil.

Basta utilizar o seu seu IRS, sem quaisquer custos para si.

Ao colocar uma cruz no campo assinalado e preenchendo o número de contribuinte da associação “Ajuda de Berço” (504296442) o Estado compromete-se a atribuir à Ajuda de Berço 0,5% dos impostos tributados. Por isso, para dar esperança às crianças da Ajuda de Berço basta apenas uma cruz no seu IRS.

Aproveite a ajuda do Modelo 3 no preenchimento do seu IRS.

Tão simples que até já lhe podemos agradecer a sua ajuda.



Dia 25 de Abril de 2012 – Quarta-feira



A Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais AAPACDM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, e reconhecida como de Utilidade Publica Administrativa que foi fundada em 1968 e começou a funcionar em Janeiro de 1969, com 17 crianças com necessidades educativas.

Os seus utentes são crianças, jovens e adultos com Deficiência Mental, ou Necessidades Educativas Especiais ou ainda em Situação de Risco de Exclusão Social. Esta instituição funciona em regime de semi-internato e acolhimento temporário.
A AAPACDM, de âmbito regional, tem como objectivo principal o apoio a crianças e jovens deficientes residentes em todo o Algarve de forma a contribuir para a Integração Social dos utentes, visando o seu bem-estar;

Para mais informações, não deixe de consultar o site desta associação em www.aapacdm.pt.





Dia 26 de Abril de 2012 -  Quinta-feira



De acordo com o orçamento de Estado para 2012 são vários os donativos entregues às mais variadas instituições que poderão ser dedutiveís para efeitos fiscais

Alguns desses donativos poderão mesmo  ser objecto de majoração, consoante as entidades que deles beneficiarão.

Exemplos de entidades a quem poderá dar donativos e, com isso,  deduzir nos seus impostos são as Igrejas, creches, jardins-de-infância; instituições de apoio a terceira idade; apoio e tratamento de toxicodependentes ou de doentes com sida, com cancro ou diabéticos;

As maiores deduções aos impostos, são as que resultam dos donativos entregues a entidades de apoio pré-natal ou a adolescentes ou a mulheres em situação de risco; que dão apoio a  a mães solteiras e a crianças nascidas em situações de risco ou vítimas de abandono.

Para mais informações, poderão consultar artigos 62º e 63º do Estatuto dos Benefícios Fiscais






A Plataforma Algarve pela Vida, no âmbito do apoio a várias grávidas e mães do distrito do Algarve, lançou uma campanha de recolha de fraldas descartáveis para todas as etapas do crescimento.

Solicitamos a todos a generosidade na mobilização para esta causa social de apoio aos que nascem e às suas famílias que precisam, em alguns casos, de forma desesperada da vossa ajuda.

No Barlavento, a recolha destes bens está a ser feita, durante o horário normal de expediente (das 10:00 horas às 12:00 e das 14:00 às 17:00), na Cáritas da Matriz de Portimão, junto à sede do Corpo Nacional de Escutas de Portimão, ao lado da Igreja do Colégio, em Portimão (contacto 927094688).



Dia 30 de Abril de 2012- Segunda Feira

Se há alguma certeza que podemos ter em relação ao desenvolvimento da criança, a de que a presença regular e estável do triângulo familiar composto por pai-mãe e filho é precisamente uma delas.

Para João Seabra Diniz, diretor da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, "o ideal de família é a três ou mais elementos, no caso de existirem mais filhos" porque, justifica, . "sem este triângulo familiar, essa relação e o desenvolvimento emocional da criança podem ficar afetados".

Esta opinião é também partilhada pelo especialista Ricardo Simões que diz o seguinte: "Nós não defendemos as famílias em que apenas um progenitor está presente na vida da criança, porque é sempre diferente ter um pai e uma mãe presentes, mesmo que não estejam juntos".

Ter um pai e ter uma mãe, o mais perto do filho, com as suas diferenças e especificidades, é o melhor que se pode fazer.

E esta é uma realidade que todos os pais devem levar em consideração antes de se precipitarem na aventura do divórcio ou de gastarem demasiado tempo ao trabalho, roubando-o ao tempo para estar com a família.

Sem comentários: