sexta-feira, 29 de junho de 2007

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


Foi recentemente publicado no Diário da República uma resolução que recomenda ao Governo medidas no sentido de prevenir a gravidez na adolescência.

Esta resolução merece-me os seguintes comentários:


- É lamentável que, em 4 meses, o Governo tenha aprovado e publicado a lei e portaria que tornaram o aborto livre, mas que, em cerca de 2 anos, em termos de planeamento familiar continue tudo praticamente na mesma.


- Em recente reportagem da SIC sobre gravidez na adolescência, todas as raparigas entrevistadas disseram que não estão arrependidas em terem tido os seus filhos, tendo inclusivamente sido referido que o seu lado mais pueril reforça, ainda mais, o seu afecto maternal.


- Nem uma palavra sobre a "pós-gravidez" das adolescentes, nomeadamente o apoio social, financeiro, mas também do apoio escolar de forma a que as jovens mães não saíam prejudicadas no seu ano lectivo.

Uma solução possível, por exemplo, seria o alargamento do apoio domiciliário por parte dos docentes já prevista no Despacho conjunto nº 402/98 de 30 de Abril de 1998 publicada do D.R. nº 135 de 15 de Junho de 1998.


- Nem uma palavra sobre a necessidade de educação sexual e sobre a necessidade de um maior envolvimento e responsabilização dos pais nessa tarefa.


- A ser verdade o que já se vai dizendo por aí que alguns jovens sexualmente activos deliraram com a nova lei que liberalizou o aborto porque, comentam, "agora já não precisam de usar preservativo" dado que há sempre uma última alternativa, parece que o panorama ainda vai piorar: diminuem-se as gravidezes nas adolescentes à custa da exterminação de seres inocentes.

Sem comentários: