segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Poema do Menino Jesus



Poema do Menino Jesus- Alberto Caeiro "Fernando Pessoa"

domingo, 29 de dezembro de 2013

sábado, 28 de dezembro de 2013

Governo espanhol aprovou reforma da lei do aborto



O Governo espanhol aprovou esta sexta-feira uma reforma da lei do aborto que implica o regresso a uma idêntica à de 1985, que despenaliza o aborto em caso de violação até às 12 semanas e o permite até às 22 semanas em caso de riscos para vida ou saúde da mãe. São as duas únicas instâncias em que a mãe poderá interromper voluntariamente a gravidez.

O Executivo de Mariano Rajoy tem insistido que o objectivo é “proteger os menores” e aplicar a sentença do Tribunal Constitucional de 1985 relativo aos direitos dos não nascidos.

Nessa sentença, o tribunal considera que a vida do nascituro é um bem jurídico que o Estado tem a obrigação de proteger, pelo que despenalizou o delito do Código Penal apenas em casos em que os direitos do feto entravam em grave conflito com os da mãe.

A nova lei chama-se “lei da protecção de vida do concebido e dos direitos da mulher grávida”, que substituirá a actual legislação, que permite a interrupção voluntária da gravidez até à 14ª semana.

Para Alberto Ruiz-Gallardón, ministro da Justiça espanhol e a principal voz de defesa da reforma, a actual legislação apenas zela pelos direitos da mãe e não pelo dos fetos.

Fonte: RR

O Natal e a Família

 
 
O Natal não é sentimental mas dramático: é o início de um novo ordenamento de todas as coisas. Não uma festa de bons sentimentos, mas o juízo sobre o mundo, a conversão da história. A grande roda do mundo tinha sempre girado num único sentido: de baixo para o alto, do pequeno para o grande, do frágil para o forte.
Quando Jesus nasce, ou melhor, quando o Filho de Deus é dado à luz por uma mulher, o movimento da história bloqueia-se por um instante, e depois começa a fluir no sentido oposto: o omnipotente faz-se frágil, o eterno faz-se mortal, o infinito está no fragmento.
A sorte do mundo decide-se no interior de uma família: um pai, uma mãe, um filho, o nó da vida, o eixo do futuro.
O que é decisivo – hoje como então – acontece dentro das relações, coração a coração, na coragem quotidiana de uma, de muitas, de infinitas criaturas enamoradas e generosas que sabem tomar consigo a vida de outros. 
P. Ermes Ronchi
 

Cinco em cada dez portugueses admitem ter mais filhos se pudessem trabalhar a tempo parcial



Quase metade dos inquiridos num estudo da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas (APFN) admite que teria mais filhos se pudesse trabalhar a tempo parcial.
Segundo o estudo realizado pela Netsonda em todo o país, 46% dos portugueses considerariam ter mais filhos, 61% mostraram-se favoráveis ao trabalho a tempo parcial e 70% afirmaram que aderiam à medida.
 
A grande maioria dos inquiridos (88%) vê o trabalho a tempo parcial como um meio para um melhor exercício da maternidade ou paternidade, 85% consideram que aumenta a qualidade de vida e 63% pensam que aumenta a produtividade, com a melhoria dos níveis de motivação. 
 
Dos inquiridos que disseram que aderiam a esta medida, 52% aceitaria uma redução no salário.  
O estudo foi elaborado depois de o Governo ter anunciado que pondera avançar, já no próximo ano, com um regime especial de trabalho para os funcionários públicos. O corte salarial correspondente à redução de horário de duas horas por dia ou menos um dia por semana seria compensado com verbas comunitárias

Fonte: Rádio Renascença

domingo, 22 de dezembro de 2013

Textos da 2ª quinzena de Outubro e de Novembro


 

Dia 15 de  Outubro 2013- Terça Feira

 

      No dia 5 de Outubro teve lugar a Caminhada pela Vida, desde o Marquês de Pombal até ao Rossio, em Lisboa.

       Segunda Sofia Guedes, cerca de “80% dos participantes eram jovens, jovens que querem um futuro com esperança, que acreditam na vida e na família”.

       Foram cerca de 50 as pessoas que se juntaram neste evento. Não foram notícia, talvez porque a causa era incomodativa. Mas não podemos calar as vozes da vida, da esperança!

        Nestes tempos de crise e de pessimismo há que lutar por dar esperança aos jovens, defender a família e a vida.

        O bem e o mal estão em contínua luta, mas temos de ter a esperança de que o bem ganha sempre. Não valor mais alto do que o da vida. Temos de proteger a vida desde a conceção. Parabéns aos organizadores desta caminhada pela vida e a todos os participantes!
 

Dia 16 de Outubro de 2013- Quarta Feira

 

   Cuidado com a internet. Nunca é demais avisar os pais a manterem a vigilância aquando a navegação na internet pelos filhos e garantir que o fazem em segurança.

  Internet, facebook, youtube… A palavra de ordem parece ser a de estar sempre online e a expor tudo nas redes sociais. Cuidado.

  Ensine que nem tudo se pode expor. Advirta os seus filhos dos perigos do facebook, cuidado com fotos. Não publique fotos dos seus filhos, não dê indicação de dados pessoais. O facebook não um diário privado e muito menos público. Torne-se amigo dos seus filhos e ative as políticas de segurança par garantir maior confidencialidade
  

Dia 17 de Outubro de 2013- Quinta Feira

 

   Para quem tem filhos pequenos, a hora de sair de casa de manhã antes das aulas pode ser um drama. Pode parecer que corre tudo bem até à hora do pequeno almoço, mas depois aqueles minutos que deveriam ser rápidos antes da saída podem ser prolongados.. Ou falta um ganchinho no cabelo, ou ainda é preciso lavar os dentes..

  Mantenha a calma. Não eleve a voz com os seus filhos. Não os ponha nervosos e a ouvir gritos logo de manhã. Explique-lhe mais tarde o quão importante é despacharem-se e não perderem tempo para conseguirem chegar a horas.

 Garanta que têm roupa e mochilas organizadas e véspera e .. não esqueça, que uma boa dose de paciência ajuda sempre.

Dia 18 de Outubro de 2013- Sexta Feira

  

  A tão famosa Notre Dame de Paris faz este ano 850 anos! Para festejar e celebrar estão a dotar esta catedral de novos sinos

  Notre Dame começou a ser construída em 1163 e hoje, passados séculos, em tempos onde para muitos a fé está esquecida e outros não praticam, eis que esta lindíssima igreja, situada na ilha de Paris, é dotada com novos sinos.

  Cada sino, tem uma madrinha ou padrinho e tem gravada uma frase da oração do Angelus, essa oração a Nossa Senhora rezada ao meio dia e altura em que os sinos tocavam. Desde a revolução francesa que os sinos deixaram de tocar pois ficaram deteriorados. Pois eis que agora os franceses e todos os turistas que visitarem Notre Dame, os vão poder tornar a ouvir.
 

Dia   21 de Outubro de 2013- Segunda Feira

 

   Antoine de Saint Exupéry, autor do Principezinho, dizia que :” Aqueles que passam por nós não vão sós,. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.

   Pense nisto. Não somos indiferentes a niguém, e ninguém nos é indiferente. Por isso temos a responsabilidade de pensar na imagem e recordação que os outros guardam de nós, esse pouco de nós, que queremos deixar.

   Alegria. Alegria para tornar os outros alegres! Otimismo. Numa época tão pessimista, nem tudo está perdido, há sempre coisas boas a agradecer em cada dia que passa.
  

Dia  22 de Outubro de 2013- Terça Feira

 

  Num estudo recente feito em Inglaterra, chegou-se à conclusão de que a Grã Bretanha sofre de uma profunda crise familiar em que desapareceu praticamente o papel fundamental do pai.

 Esta crise não é novidade e provavelmente não se verifica só na Grã Bretanha.

  O que no entanto importa é que este efeito traz custos graves no desenvolvimento da sociedade. Com o aumento de família monoparentais, as crianças ficam sem referências masculinas e ficam mais vulneráveis e susceptíveis a fracassar a nível escolar, sofrer problemas  de auto estima e de comportamento. Outra consequência preocupante é o aumento das gravidezes juvenis que darão por sua vez, origem a futuras famílias frágeis.

 Temos de lutar pela família, célula base da sociedade! Todos os casais têm problemas, a vida não é cor de rosa para ninguém, mas os custos de um divórcio são bem superiores aos pequenos atritos que possam surgir. Conselho: acalmar-se quando vier a tempestade e fazer as pazes o quanto antes com o seu marido ou mulher.

 
Dia 23 de Outubro de 2013- Quarta Feira

 

    Um filme engraçado para uma ida ao cinema, ou para ver no aconchego do lar com pipocas, é o filme “Gru mal disposto 2”.

   A comédia continua e o ingrediente mais delicioso é o outrora vilão Gru, que se tornou num exemplar pai de família, começa a questionar-se se não estará na altura de encontrar uma mãe para as suas filhas adotadas.

  Vale a pena ver em família, pois trata-se de repensar nos valores familiares de uma forma leve mas profunda.

 

Dia 24 de Outubro de 2013- Quinta Feira

 

   Em Amsterdão , no país da Eutanásia, o principe Friso, irmão do Rei da Holanda, continua em coma profundo depois do acidente de esqui na Austria em 2012. As perspetivas de recuperação não são muitas.

   Assunto polémico no pais da eutanásia.. Será que para os príncipes a Eutanásia não se aplica? Vale a pena levar isto a consideração. Como se mede o valor da vida humana?   Pelo estatus, estrato social, ou simplesmente porque se trata de uma vida?

   Toda a vida humana é um milagre puro e um dom inigualável. Toda a vida humana merece o mesmo respeito, os mesmos cuidados médicos, quer se trate de um príncipe, ou de um sem-abrigo. Não temos o direito de tirar a vida a ninguém, já que também não a demos a ninguém. Podemos sim, dar-lhe melhores condições e fazer os possíveis para que sobreviva.

   

Dia  25 de Outubro de 2013- Sexta Feira

  

   Educar e ensinar para o casamento. Num recente estudo numa universidade do Minnesota, interrogou-se uma série de alunos sobre o casamento. As respostas foram variadas mas muitas muito pertinentes e inovadoras.

  Na escola ensina-se tudo: como não engravidar, como ter sexo seguro, o malefício das drogas, mas… ninguém fala de casamento. Ninguem nos explica nem prepara para o casamento.

  Já teve alguma conversa conversa familiar sobre o casamento? Há que ensinar ou relembrar estes conceitos base. O casamento é de um com uma para sempre para a criação e educação da prol. Para sempre! Para o bem e o mal, na saúde e na doença, na dor e na alegria. Para sempre! Este conceito de para sempre tem de ser afirmado.

 Não se trata de uma experiência com um produto descartável. Não somos descartáveis e não estamos à experiência.

 Eis algo que realmente se deveria ensinar em casa e nas escolas.



 
Dia 29 de  Outubro 2013- Terça Feira
 
Uma sociedade tolerante não é aquela que aceita tudo. Não pode aceitar a guerra da Líbia, a instabilidade do Iraque, ou a violência da China... não aceita o inaceitável.
Não derruba os pilares-base da vida social, nomeadamente o princípio de que a vida humana é inviolável. Esta verdade não é negociável, numa sociedade digna.
A verdade fundacional da democracia é que o ser humano, pelo simples facto de o ser, possui uma respeitabilidade intocável.
No dia em que uma vida humana seja dispensável, quebrou-se o princípio e a vida humana passou a ser um valor relativo.
Se uma sociedade aceitar que algumas pessoas sejam mortas, segundo determinados critérios, ninguém está a salvo, porque nenhum critério resvaladiço subsiste depois de se derrubar o princípio de que a vida humana é inviolável.
 
 
Dia 30 de Outubro de 2013- Quarta Feira
 
Os educadores e psicólogos ressaltam a importância de ensinar as crianças e adolescentes a lidar com as frustrações.
Mas como fazer isso de uma maneira eficiente?
Desde logo, os pais, mães e professores têm que dar exemplo da forma como lidam com as suas frustrações do seu dia a dia, as do trânsito, do trabalho, da esposa, do marido, etc Para lidar com as frustrações temos que fomentar as virtudes da fortaleza, da paciência e da generosidade, saber colocar-se no lugar do outro etc.
São as virtudes humanas que proporcionarão a sabedoria para superar com alegria e bom humor as inúmeras contrariedades que a vida nos traz e trará no futuro.
 
  
Dia 31 de Outubro de 2013- Quinta Feira
 
Um casal precisa ter objetivos vitais comuns.
A vida conjugal é uma canoa com dois remos.
Por isso, um casal precisa dividir momentos juntos, porque a voragem cotidiana pode criar uma certa distância, de maneira que aquilo que deveria ser tão perto, fica tão longe.
O zelo comum pela educação e formação dos filhos é um dos melhores termômetros do grau de amor conjugal.
Um casal deve fomentar o respeito mútuo, porque não há amor sem respeito; deve saber administrar o tempo livre;  deve repartir as tarefas domésticas de forma equitativa e zelar por uma boa comunicação, porque, além de saber escutar e falar, é preciso um esforço por entender e, muitas vezes, ceder.
Viver o espírito dessas pequenas coisas – o cuidado recíproco, esse estar pendente do outro ao longo dia – não é fácil, sobretudo numa sociedade que, cada vez mais, quer que vivamos para trabalhar e não trabalhar para vivermos.
 
Dia 1 de Novembro de 2013- Sexta Feira
  
Hoje em dia, há um grande desejo de viver, sobretudo por parte dos jovens.
Eles querem experimentar a vida a todo o custo.
Mas, muitas vezes, confundem vida com vivência.
Eles pensam que o recheio da vida está no facto de terem muitas vivências.
A vida não está dependente da quantidade das vivências, mas da sua qualidade.
A vida não é, antes de mais, consumir, mas percecionar, sentir, provar e saborear.
Não é a quantidade de coisas que eu tomo para mim que decidem se eu vivo realmente, mas o modo como eu perceciono e experimento aquilo que me é oferecido. Tem a ver, sobretudo, com a intensidade da vida.
 
 
Dia   4 de Novembro de 2013- Segunda Feira
 
«Ninguém te pode magoar a não ser tu mesmo- Uma condição decisiva para experimentarmos realmente a vida é que não nos magoemos continuamente.
Há muitos que tornam a sua vida difícil, porque se deixam sempre magoar ou porque se magoam a si mesmos;  desvalorizam-se, sentenciam-se, culpabilizam-se, procuram em si mesmos a razão de cada conflito que acontece.
Com um coração grande posso experimentar a grandeza e a liberdade da vida. Mas o caminho para esta grandeza do coração atravessa a estreiteza da ordem e da renúncia. Para poder saborear, tenho de aprender a renunciar.
A verdadeira qualidade de vida está em experimentar a grandeza do coração no meio da pequenez do dia a dia.
Quando eu percorro os conflitos diários e a pequenez que me rodeia, com este grande coração, aí é que me torno verdadeiramente vivo e livre.
 
 
Dia  5 de Novembro de 2013- Terça Feira
 
 
Como diz José Luis Nunes Martins, pode alguém acreditar no bem e não o protagonizar na sua vida?
As nossas ações realizam-nos, no sentido estrito do termo: tornam real algo que era antes mera hipótese.
A nossa vida é uma permanente e dinâmica construção do nosso ser, uma viagem que nos leva de um quase nada, com potencial, a algo bem concreto.
Os caminhos que escolhemos marcam a nossa existência, mas as nossas decisões fundamentam-se naquilo em que acreditamos, naquilo que confiamos ser a verdade. Ao limite, é sempre a fé que motiva para o bem...
Quando nos damos a alguém, numa palavra ou gesto, estamos a construir felicidade nessa pessoa.
Um homem é a fé de que for capaz.
 
 
 
Dia 6 de Novembro de 2013- Quarta Feira
 
Para o professor e filósofo Ricardo Stork a escola deve, desde logo, ensinar os alunos a pensar.
Hoje, em dia, as pessoas conformam-se com poucas frases e muitas imagens.
Renuncia-se a explicar as coisas: apenas se mostram.
A cultura da imagem não necessita de argumentação para manipular a opinião pública.
É tal a força das imagens que mostrá-las já é suficiente
Discorrer, pensar, torna-se assim cada vez menos necessário.
Por isso as explicações do que vemos são sumamente simples; o mais importante é o contato direto e imediato com a notícia.
Isso afasta as pessoas do hábito de argumentar e pensar, e por isso se vai dando cada vez menos importância às razões.
O velho costume das conversas ou tertúlias vai-se perdendo.
É preciso enriquecer a linguagem, é preciso fomentar o diálogo, o exercício mental de raciocinar, de defender uma causa, de ter argumentos para as próprias decisões, e de não fazer apenas o que os outros fazem
 
 
Dia 7 de Novembro de 2013- Quinta Feira
 
Como diz José Luis Nunes Martins, a dureza e o peso da tristeza que se abate sobre aquele que desespera chegam-lhe do vazio dos sonhos que deixou que se tornassem impossíveis, da preguiça do egoísmo que o paralisou e o levou à perda de si mesmo.
Só pelas ações concretas podemos alcançar o céu da existência, mas o caminho para se lá chegar passa por muitos pontos onde somos chamados a dar passos adiante por cima do nada, por onde não se vê chão... por onde não há chão.
As maiores dores são as que obrigam alguns homens a engrandecer-se para lhes fazer frente e seguir adiante... é de fraquezas que se faz a força.
 
 
   
Dia 8 de Novembro de 2013- Sexta Feira
 
É urgente recordar este poema de Eugénio de Andrade
 
É urgente o amor
É urgente um barco no mar

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.


 
Dia 11 de Novembro de 2013- Segunda Feira
 
Como colaboram os avós na educação dos netos?´
Os conselhos e recomendações que vêm dos avós muitas vezes aceitam-se melhor do que se viessem dos próprios pais.
A experiência de vida dos avós, a sua paciência, o tempo de que dispõem, pode fazer dos avós excelentes educadores.
Ainda por cima, os avós representam um laço de união entre as famílias e as gerações e isto dá à criança ou jovem um sentimento de segurança e de pertencer a algo que o torna mais equilibrado.
Mas há no entanto o perigo do avô em vez de educar a criança fazer precisamente o contrário quando, por exemplo, os avós protegem ou mimam demais a criança, quando se mostram como “bons”, em oposição aos pais que são “maus”.
É, portanto, importante fomentar as relações entre os pais, filhos e avós e envolver os avós no papel secundário de ajudar os pais no seu papel principal de educação dos  netos.
 
 
Dia 12 de Novembro 2013- Terça Feira
 
Diz Gonçalo Portocarrero “Hoje em dia há uma certa imaturidade na forma como muitas pessoas gerem a sua própria vida e, concretamente, os seus conflitos.
O casal que se dá mal: "Como não nos damos bem, vamo-nos separar".
Isso não é resolver o problema, isso é afastar o problema.
Os pais têm um problema com o filho, o filho tem um problema com os pais, então vai cada um para seu lado e já está "
Há gente que tem uma grande imaturidade do ponto de vista humano, do ponto de vista pessoal, do ponto de vista afetivos, porque não foi capaz de gerir os seus conflitos”.
Aprender a gerir conflitos através da comunicação e o diálogo: Eis o grande desafio e a grande revolução !
 
Dia 13 de Novembro de 2013- Quarta Feira
 
Como escreveu jose luis Nunes martins
"A existência humana implica que compreendamos que não fomos criados para qualquer espécie de imutabilidade, mas antes para uma incessante criação de nós mesmos
São muitos os que hoje sofrem as dores do que lhes aconteceu ontem. Angustiam-se porque visitam e revisitam tantas vezes os mesmos tempos e espaços, sentem e ressentem a dor dos mesmos espinhos cravando-se-lhes nos pés... vivem numa espécie de noite eterna onde parece não haver vontade de manhã... mas a manhã é agora.
Julgam que estarão para sempre condenados a carregar o peso do que passou, desconhecem que o seu hoje está em aberto e que pode, eventualmente, servir para se redimirem, para se ultrapassarem... para voarem bem alto. Afinal, nenhum de nós é o que já foi.
 
 
Dia 14 de Novembro de 2013- Quinta Feira
 
Hoje em dia, a paciência perdeu grande parte do seu fascínio: os tempos acelerados suscitam a impaciência, o não adiamento, o «agora e já», a posse que não dá lugar à espera. A autoafirmação individualista torna-se falta de vontade de espera e de compreensão do outro que, com demasiada rapidez, corre o risco de se tornar incómodo ou aborrecido, um verdadeiro empecilho. Eis, então, que a paciência, que outrora constituía uma modalidade sábia e humana de habitar o mundo, é votada ao esquecimento.
A lenta maturação das coisas é sentida como intolerável... O mundo moderno esqueceu a virtude da paciência.
A ação rápida e eficaz em que se deve empenhar tudo de uma só vez ofuscou o esplendor obscuro da capacidade de esperar e de sofrer.
No trabalho, na família, nos relacionamentos com os outros, saber ser pacientes na fidelidade. Havemos de lá chegar !
 
 
Dia 15 de Novembro de 2013- Sexta Feira
 
Glen James, um sem-abrigo de Boston, EUA, poderá vir a receber em dobro aquilo que fez por outra pessoa.
Há umas semanas atrás encontrou uma mochila com 42 mil dólares (31 mil euros) e entregou-a à polícia.
Devido à acção de bom samaritano, James teve honras de uma cerimónia de agradecimento organizada pelas autoridades e de uma iniciativa que pode mudar a sua vida.
Um jovem organizou uma angariação de fundos online e, segundo números recentes, foram-lhe já doados mais de 100 mil dólares (cerca de 75.000 euros).
Afinal, a honestidade compensa.
 
 
Dia  18 de Novembro de 2013- Segunda Feira
 
No reinício de mais uma semana de trabalho, recordemos esta poesia de Mario Dionísio
“A poesia está na vida.
Nas artérias imensas cheias de gente em todos os sentidos,
Nos ascensores constantes,
Na bicha de automóveis rápidos, de todos os feitios e de todas as cores
Nas máquinas da fábrica
E nos operários da fábrica
E no fumo da fábrica.
A poesia está no grito do rapaz apregoando jornais,
No vai-vem de milhões de pessoas ou falando ou papagueando ou rindo.
(…)
A poesia está em tudo quanto vive, em todo o movimento,
Nas rodas dos comboios a caminho, a caminho, a caminho
De terras sempre mais longe,
Na angústia da vida.
A poesia está na luta dos homens,
Está nos olhos rasgados abertos para amanhã”
 
 
 
 
Dia  19 de Novembro de 2013- Terça Feira
 
Um grupo de investifadores analisaram a forma como os hábitos de visionamento de televisão de cerca de duas mil crianças com idades inferiores a 36 meses, da província do Quebeque, afetaram-nas quando começaram o jardim-de-infância.
Cada aumento de uma hora diária de visionamento de televisão acima do limite recomendado de duas horas foi associado a um vocabulário mais pobre, a menores aptidões matemáticas, a uma atenção diminuída, a capacidades físicas reduzidas e a um risco aumentado de se ser vítima de bullying por parte dos colegas.
A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças com menos de dois anos não devem ver televisão e que as crianças com mais de dois anos devem ficar limitadas a um máximo de duas horas diárias.
 
 
Dia 20 de Novembro de 2013- Quarta Feira
 
Como escreveu jose luis Nunes martins
A existência humana implica que compreendamos que não fomos criados para qualquer espécie de imutabilidade, mas antes para uma incessante criação de nós mesmos... na sublime certeza de que seremos tão felizes quanto quisermos e decidirmos ser. Na estrita medida do que fizermos dos nossos dias.
Que disparate é o desespero de quem desperdiça as suas horas com as angústias do ontem e as ansiedades de amanhã...
O passado não existe. Passou.
Pelo que fizemos e pelo que deixamos de fazer... o arrependimento é sempre uma certeza. É preciso compreender a importância e a urgência de existir. De tratarmos de ser quem queremos ser, sem nos adiarmos nunca.
Só se vive para diante... em direção ao infinito."
 
Dia 21 de Novembro de 2013- Quinta Feira
 
É notória a crise da figura do pai na sociedade contemporânea. Por função parental, ele é o principal criador do limite para os filhos e filhas. Seu eclipse provocou um crescimento de violência entre os jovens nas escolas e na sociedade, que é exatamente a não consideração dos limites.
O enfraquecimento da figura do pai, desestabilizou a família. Os divórcios aumentaram de tal forma que surgiu uma verdadeira sociedade de famílias de divorciados. Não ocorreu apenas o eclipse do pai mas também a morte social do pai.
A ausência do pai é, por todos os títulos,  inaceitável. Ela desestrutura os filhos/filhas, tira o rumo da vida, debilita a vontade de assumir um projeto e ganhar autonomamente a própria vida.
            Pai- assume, com maturidade as tuas responsabilidades !
   
Dia 22 de Novembro de 2013- Sexta Feira
 
A tradição psicanalítica deixou claro que o pai  é responsável pela primeira e necessária ruptura da intimidade mãe-filho e a introdução do filho num outro continente, o da ponte para o mundo transpessoal e social. A criança ou o jovem ao entrar nesse novo mundo, devem poder orientar-se por alguém. Se lhes faltar essa referência, sentem inseguros-se, perdidos e sem capacidade de iniciativa.
Com sua vida e exemplo, o pai surge como portador de autoridade, capaz de impor limites e de estabelecer deveres.
Operar esta verdadeira pedagogia é  desconfortável. Mas se o pai concreto não a assumir irá prejudicar gravemente a futura personalidade do seu filho, talvez de forma permanente.
Dia 25 de Novembro de 2013- Segunda Feira
 
O que ocorre quando o pai está ausente na família ou há uma família apenas materna?
Os filhos parecem mutilados, mostram-se inseguros e sentem-se incapazes de definir um projeto de vida. Têm enorme dificuldade de aceitar o princípio de autoridade e a existência de limites.
Importa também reconhecer que, por todas as partes do mundo, ainda existem pais que com sucesso enfrentam as crises, vivem com dignidade, trabalham, cumprem seus deveres, mostram responsabilidade e determinação e desta forma cumprem a função arquetípica e simbólica de autoridade e orientação para com os filhos.
É uma função indispensável para que eles amadureçam e ingressem na vida sem traumas  até que se façam eles mesmos pais e mães de si mesmos.
É a maturidade.



 

 

 

 

 

 

Dia 28 de Outubro de 2013- Segunda Feira

 

   Construtores de lar.

   Numa época de crise económica, mas sobretudo de crise de valores e de crise da família esta medida anunciada pelo governo para 2014 de se poder optar por trabalhar em part time paraque as mães possam dedicar mais tempo aos seus filhos é claro de louvar!

  É agora fundamente e essencial que se ponha em prática. Há que reconstruir os lares!

  Há que pensar seriamente se o facto da mãe ter de trabalhar fora de casa compensa ou não. Para as crianças é fundamental ter a mãe por perto, disponível para ir buscar à escola a horas decentes, estar em casa a acompanhar os trabalhos de casa, ouvir o que a criança tem para contar sobre o seu dia de escola, as experiências vividas.

 Esta medida traz também benefícios para o casal. Ao estar mais tempo em casa, a mãe tem tempo para deixar a casa organizada, os filhos com os trabalhos de casa feitos e banhos tomados para que quando o marido chegue a casa, encontre tudo a postos para um bom jantar em família com conversa amena e sem stress.

  As famílias têm este direito! Temos de reconstruir os lares.

 

Ursula Von der Leyen



Henrique Raposo
Expresso, Terça, 17 de Dezembro de 2013
Tem nome de general da Wehrmacht, mas Úrsula Von der Leyen é capaz de ser a coisa mais fofa inventada pela Alemanha depois dos Playmobil.
Esta política da CDU prepara-se para liderar o ministério da Defesa e, no governo anterior, foi Ministra do Trabalho e Assuntos Sociais. Nesse cargo, destacou-se na defesa da família e das crianças numa sociedade marcada pelo envelhecimento e por uma taxa de natalidade que parece o Mad Max. Neste ponto, porém, o seu exemplo é mais importante do que qualquer política. É que Úrsula Von der Leyen tem sete filhos. O futuro está aqui, o futuro da Europa tem de passar por Úrsula.
Não, não estou a dizer que as europeias devem ter sete filhos. Não, a mulher não pode voltar ao cargo de coelhinha parideira dos sonhos molhados do salazarismo. Mas é preciso encontrar um novo equilíbrio entre pais, mães e sociedade em geral.
Não sei se repararam, mas nós, europeus, estamos a morrer. E não me venham com a conversa da crise, porque o inverno demográfico começou muito antes de 2008.
Tal como Von der Leyen tem defendido, o problema é mental e cultural. Para começar, importa anular a falácia que coloca o papel de mãe em confronto com o papel de mulher de sucesso. Apesar dos sete filhos, esta Merkel gira é obviamente uma mulher de sucesso. Para compreendermos este ponto, talvez seja interessante colocar a Europa debaixo da outra perspectiva ocidental. Devido a uma deslocação profissional do marido, Úrsula viveu uma temporada nos EUA. Nas entrevistas de emprego, os americanos perguntavam-lhe sempre sobre actividades extra CV, se trabalhava em associações voluntárias, se tinha filhos. Resultado? "Deram-me cargos por ter filhos", diz Úrsula. "Na Europa só me dariam esses cargos se não tivesse filhos".
Ela tem razão. Conheço demasiadas portuguesas que sofreram dois tipos de ameaça: foram intimadas a não engravidar pelo patrão ou mesmo pela chefe de repartição pública, ou foram despedidas depois do nascimento do bebé. Um dia destes, irei obrigar todas estas pessoas a prestar declarações em on, porque esta vergonha tem de acabar. Estes chefes são os grandes coveiros do país. Não, os grandes carrascos de Portugal não são os governos, os sindicatos e corporações. O grande sacaninha da pátria é mesmo aquele chefe, privado ou público, que diz a uma rapariga de 28 anos "olhe, não queremos cá bebés, está bem?". Além de imoral, o sacaninha é burro. Como bem explica Úrsula Von der Leyen, uma mulher com vários filhos é provavelmente o melhor trabalhador do mundo. Educar várias crianças ao mesmo tempo cria um cérebro flexível, rápido, eficiente e maduro emocionalmente. Escrevi há pouco que "Úrsula tem sucesso apesar dos filhos". É uma imprecisão. Esta mulher tem sucesso porque tem filhos.
 

Aprender e criar o hábito de elogiar algo ou alguém


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O que têm os autores do tiros nas escolas em comum entre si ? Filhos de pais divorciados

Another shooting, another son of divorce. From Adam Lanza, who killed 26 children and adults a year ago at Sandy Hook School in Newtown, Conn., to Karl Pierson, who shot a teenage girl and killed himself this past Friday at Arapahoe High in Centennial, Colo., one common and largely unremarked thread tying together most of the school shooters that have struck the nation in the last year is that they came from homes marked by divorce or an absent father. From shootings at MIT (i.e., the Tsarnaev brothers) to the University of Central Florida to the Ronald E. McNair Discovery Learning Academy in Decatur, Ga., nearly every shooting over the last year in Wikipedia’s “list of U.S. school attacks” involved a young man whose parents divorced or never married in the first place.
This is not to minimize the importance of debates about gun control or mental health when it comes to understanding these shootings. But as the nation seeks to make sense of these senseless shootings, we must also face the uncomfortable truth that turmoil at home all too often accounts for the turmoil we end up seeing spill onto our streets and schools.
The social scientific evidence about the connection between violence and broken homes could not be clearer. My own research suggests that boys living in single mother homes are almost twice as likely to end up delinquent compared to boys who enjoy good relationships with their father. Harvard sociologist Robert Sampson has written that “Family structure is one of the strongest, if not the strongest, predictor of variations in urban violence across cities in the United States.” His views are echoed by the eminent criminologists Michael Gottfredson and Travis Hirschi, who have written that “such family measures as the percentage of the population divorced, the percentage of households headed by women, and the percentage of unattached individuals in the community are among the most powerful predictors of crime rates.”
Why is fatherlessness such a big deal for our boys (almost all of these incidents involve boys)? Putting the argument positively, sociologist David Popenoe notes that “fathers are important to their sons as role models. They are important for maintaining authority and discipline. And they are important in helping their sons to develop both self-control and feelings of empathy toward others, character traits that are found to be lacking in violent youth.” Boys, then, who did not grow up with an engaged, attentive, and firm father are more vulnerable to getting swept up in the Sturm und Drang of adolescence and young adulthood, and in the worst possible way.
Of course, most boys who grow up in a home without their father turn out okay. They pick up the right cues from a conscientious high-school soccer coach, flourish under the watchful eye of a devoted grandfather, or benefit from the consistent discipline of a strong single mother. But every year enough fatherless boys fall prey to the ministrations of a gang or the rage induced by a high-school bully or the emotional fallout of painful divorce to end up causing real harm to themselves or the members of their communities. So, if the nation is serious about ending the scourge of school shootings, it must also get serious about strengthening the families that are our first line of defense in preventing our boys from falling into a downward spiral of rage, hopelessness, or nihilism that can end in the kind of senseless violence that Karl Pierson, a son of divorce, visited upon Arapahoe High this past Friday.
— W. Bradford Wilcox, who was raised by a single mother, is a senior fellow at the Institute for Family Studies and a Visiting Scholar at the American Enterprise Institute. Follow him on Twitter @WilcoxNMP.
 
Fonte: National Review